O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, foi afastado pelo Conselho Fiscal do boi-bumbá na noite de sexta-feira (23). Além dele, o documento também pediu a saída da vice-presidente da agremiação, Ida Silva.
A destituição do presidente e vice-presidente leva em consideração indícios de infração dos deveres dos cargos. Com a saída dos dois, o diretor administrativo do bumbá, Adson Silveira, assume como presidente interino.
Na quarta-feira (21), o Conselho emitiu um ofício pedindo o afastamento dos dois cargos e de toda a mesa-diretora que compõe o boi vermelho e branco.
No documento, o conselho avalia a gestão da atual diretoria como temerária e omissa. E completa, que há uma falta de transparência dos recursos públicos destinados ao boi-bumbá.
"Venho através deste trazer ao conhecimento do Ministério Público do Estado do Amazonas que este Conselho Fiscal da AFBBG/IBBG, protocolou junto ao Conselho de Ética da AFBBG/IBBG e a Diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, Pedido de Afastamento do Presidente, Vice-Presidente e toda sua Diretoria, por gestão temerária, omissão e falta de transparência na aplicação de recursos públicos. Isso posto, requeremos sejam tomadas providencias cabíveis para punir os responsáveis por todo descalabro realizado pela Diretoria do Boi Garantido.
A reportagem procurou presidente afastado, Antônio Andrade, para saber se ele irá recorrer da decisão e aguarda retorno.
O Boi Garantido informou que o novo presidente deve se pronunciar sobre o afastamento em breve.
Ameaça
O afastamento de Antônio Andrade acontece quatro dias depois após o presidente ameaçar que o boi-bumbá Garantido não participaria do 56º Festival Folclórico de Parintins, no interior do Amazonas, com a alegação de uma calamidade financeira.
O comunicado foi feito por meio de uma carta encaminhada na segunda-feira (19) à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). O documento foi assinado pelo atual presidente da agremiação, Antônio Andrade.
Em resposta, o governo estadual considerou o discurso "inimaginável" e que "não vai admitir que nenhuma interferência impeça a realização do Espetáculo do Povo da Floresta".
Fonte: com informações do G1 AM
Amazonas Food Festival amazonas manaus banda Raimundos manaus amazonas operação mateus aliciamento de menor investigação lider religioso pc-am ead manaus cronograma amazonas cetam aulas predios amazonas ditadura no Amazonas mpf manaus ruas capacitação amazonas projeto ct manaus transformação manaus natureza amazonas filhotes meio ambiente onça manaus amazonas tambaqui peixe periodo defeso Assembleia Legislativa do Amazonas tce-am manaus amazonas Yara Amazônia Lins vacinação gratuita Millennium Shopping Dia Mundial da Saúde manaus amazonas reeducação aquática amazonas manaus natação esporte