Você é bem ou mal-humorado?

Essa semana, nosso assunto é sobre HUMOR!


Você é bem ou mal-humorado?


O humor pode ser definido como um estado de espírito do indivíduo, ou de sentimento a curto prazo que pode flutuar de minutos a dias; portanto, pode variar de acordo com os acontecimentos, e dependendo do estado de ânimo e sua intensidade, pode definir o grau do bem-estar psicológico e emocional que o indivíduo se encontra!


Para a psicologia, quando o humor é considerado normal e estável, o indivíduo tem um humor eutímico; porém, quando se encontra deprimido, triste, com pouca energia, define-se como hipotimia; e o contrário, quando o indivíduo encontra-se alegre, mas muito eufórico, temos o perfil de alguém com hipertimia.


O humor é então, um estado psicológico caracterizado pela propensão a rir e fazer alguém sorrir e pelo sentimento de diversão e fazer algo divertido!


O humor pode variar de positivo a negativo  e as duas formas têm um papel importante à nossa espécie e pode ter uma função peculiar bem como: suavizar críticas, aliviar conflitos, atrair simpatia dos outros, saber lidar melhor com a vergonha, com o luto, com a dor e a ansiedade, com o medo e com os próprios defeitos, podendo afetar nas nossas decisões e interpretações. O humor interfere nas relações sociais: trabalho, amizade e relação amorosa... 

- Você escolhe se relacionar com alguém mau ou bem-humorado?


Uma pessoa que tenha um bom humor, atrai bons empregos, promoções, amigos divertidos, um bom relacionamento afetivo, pois rir com os outros é uma forma de criar vínculos e cumplicidade; no entanto, bom humor depende de comportamento que é gerenciável... por exemplo: você que está lendo esse texto, nesse momento, experimente dar um sorriso 😁... e aí? Certamente se alguém estiver ao seu lado, terá uma melhor impressão de você e ainda mais... vai preferir estar na sua companhia!


Geralmente, as pessoas que reclamam muito, que são prolíxas (dão voltas, falam, falam e não chegam a lugar nenhum 🙄) tornam-se chatas e pouco atraentes, portanto, ao invés desse comportamento exaustivo, quando estiver participando de uma conversa, faça perguntas interessantes dentro do contexto, seja autêntico e bem-humorado, ainda que precise abordar assuntos mais sérios... SIM... porque ser bem-humorado é muito diferente de ser irônico ou debochado. A pessoa com um bom humor é, invariavelmente alto astral, tem pensamentos positivos e atitudes altruístas, enxerga possibilidades, saídas, opções para as fases mais desafiadoras que surgem!


O bom humor atrai novas amizades, conseqüentemente novos conhecimentos e ambientes diferentes, porque a mente está aberta e apta para ter contatos saudáveis, e proporcionar ensinamentos e em troca obter aprendizado. 


Esteja mais disposto a falar sobre assuntos diversos, ainda que seja algo, inicialmente que lhe incomode, mas para ativar o humor positivo, precisamos exercitar em nós a diversão, a piada sobre nossas limitações e nossos defeitos; caso você tenha muito obstáculo para se sentir mais bem-humorado, tenho dicas: assista filmes e vídeos engraçados, que têm a comédia como tema principal; vá a shows de artistas cômicos e aprenda com as piadas, enxergue-se nelas... e pouco a pouco esse hábito de rir e da diversão farão falta, e terão prioridade no seu momento de lazer! 


Na vida, tudo é aprendizado, e ter bom humor pode ser um belo exercício para ter boa saúde mental, atingir a paz interior e por consequência, a felicidade!


"O sorriso é a veste da alma!"


Fiquem com meu abraço e até a semana que vem!

Sobre a colunista


Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 


Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News