O Prêmio Qualidade Amazonas 2023 (PQA) tem como tema este ano a ‘Qualidade em Conexão com a Sustentabilidade para o Desenvolvimento Industrial Amazônico’. Mas para conquistar a premiação, as 71 organizações inscritas, precisam ser aprovadas em seis etapas que avaliam as melhores práticas de Melhoria de Processo, Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Organizacional. Até 1° de dezembro, quando os vencedores forem anunciados no Diamond Center, muita coisa pode mudar.
A gestora do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), Erlen Montefusco, organizadora do evento, explica como ocorrem as atividades determinantes para o processo de premiação.
“Elas acontecem desde a entrega dos relatórios. Uma banca é formada por três avaliadores voluntários que avaliam relatórios de Processo e Gestão e fazem visitas técnicas que podem durar dois dias, para comprovar o que os relatórios dos concorrentes dizem. A partir daí, surgem os finalistas. Lembrando que só os nomes dos finalistas serão revelados. Quem não conseguir concluir as etapas, pode concorrer no ano seguinte”, conta Montefusco.
Segundo a gestora do Dampi, os finalistas participarão da Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade que será na Feira da Qualidade, de 18 a 21 de outubro no Studio 5 Shopping e Convenções, na Zona Sul de Manaus.
“Lá, os participantes se apresentam para uma Comissão de Juízes que representam o movimento nacional da qualidade”, evidencia a gestora.
As siglas
O Programa Qualidade Amazonas (PQA) tem como principal produto o Prêmio Qualidade Amazonas, que possui a mesma sigla. A premiação teve seu primeiro ciclo realizado em 1994 e contou com a presença de três organizações inscritas. Passados 30 anos, a condecoração já reconheceu o trabalho de 541 organizações e virou referência no Brasil.
O PQA tem como finalidade disponibilizar metodologias e ferramentas para a melhoria da qualidade de produtos e processos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e, posteriormente, de organizações públicas e privadas de todos os segmentos.
Em 1991, com a criação do Programa Estadual para Qualidade e Produtividade (PBPQ), todos os Estados da Federação tiveram que fundar um programa.
“Com o passar dos anos, a maioria dos Programas de Qualidade foram descontinuados, motivo pelo qual podemos ressaltar que, o apoio do Sistema Federação das Indústrias foi o diferencial para que PQA pudesse continuar contribuindo com as organizações públicas e privadas no Amazonas”, conta Erlen Montefusco.
O Dampi, responsável pelo PQA, é o braço da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em capacitação profissional.
amazonas manaus concerto de natal cultura manaus programação amazonas cultura amazonas manaus O Mundo Encantado do Natal natal programação construnorte manaus construção amazonas evento vacinação manaus influenza amazonas mateus e cristiano Nossa Senhora das Graças manaus amazonas Gnos AM amazonas Macaca Guariba são paulo arte cuidados brasil golples compras black friday amazonas manaus exploração sexual jiu-jitsu investigação balneario camboriu amazonas novos contratos manaus RPE Parintins FC
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....