Alunos e educadores das escolas da rede estadual de ensino do Amazonas, que desenvolvem projetos de sustentabilidade, têm até o dia 23 de agosto para realizar inscrição no Prêmio Escolas Sustentáveis. Realizado pelo Grupo Santillana, pela Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, o prêmio é destinado às escolas de ensino público e privado do Brasil, da Colômbia e do México.
Para a disputa, serão aceitos projetos desenvolvidos até o fim do mês de maio, que mobilizaram e conscientizaram a população sobre a necessidade de preservação e recuperação socioambiental do planeta. As inscrições devem ser realizadas no site https://premioescolassustentaveis.com.
A premiação se divide em duas etapas, sendo uma nacional, abrangendo projetos de todas as escolas do país, e uma internacional. As escolas vencedoras irão receber, na etapa nacional, a quantia de R$ 15 mil em cada categoria, como forma de incentivo para a continuidade de suas práticas sustentáveis. Já na fase internacional, o valor será de R$25 mil.
Etapa Nacional
Serão selecionados seis vencedores de cada país, sendo três referentes ao Ensino Fundamental e três ao Ensino Médio. As escolas vencedoras que ficarem em 1º lugar, em cada categoria, Fundamental e Médio, de cada país, serão classificadas para participar da seleção internacional.
A atual gerente de Ensino Regular (GER), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Yamiles Souza, destacou o objetivo do programa e os temas que ele deve abranger.
“O objetivo é reconhecer projetos sustentáveis que tenham sido criados e desenvolvidos dentro das escolas, tanto aqui no Brasil, quanto no México e Colômbia. Os projetos devem estar relacionados a temáticas da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que significa meio ambiente, social e governança”, explicou a gerente.
A educação na conscientização ambiental
Os projetos inscritos devem ser realizados por equipes de estudantes e de membros presentes nas escolas como professores, gestores, entre outros educadores, e devem impactar tanto o ambiente interno da unidade de ensino, quanto o externo.
O secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, falou sobre a importância das escolas nas questões de sustentabilidade e como elas devem promover essa consciência ambiental sustentável junto aos estudantes, os quais contribuirão para mudanças no futuro.
“Promover o interesse e o conhecimento dos alunos pelo ecossistema que os cerca os torna responsáveis por desenhar propostas que, a partir da teoria e da prática, possam gerar resultados positivos que mitiguem as consequências dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, afirmou o secretário-geral.
jair bolsonario brasil policia federal investigação amazonas manaus ads compra oportunidade peixe feira amazonas exportação alemanha manaus economia procon am amazonas manaus discriminação parintins festival de parintins boi garantido amazonas oab Jean Cleuter Simões Mendonça manaus OAB-AM amazonas Projeto Voo Campeão esporte amazonas manaus expoartes cultura artesa manaus amazonas manaus Festival Nema amazonas led show denuncias amazonas procon-am manaus black friday
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....