O II Encontro de Profissionais de Dança do Amazonas tem início no dia 11 de julho com abertura no Teatro Amazonas e se estende até o dia 15 com programações no Centro Cultural Palácio Rio Negro. O evento possui entrada gratuita, e visa dialogar com os artistas da dança do estado, e principalmente da cidade de Manaus.
A programação contará com propostas de palestras, mesas e debates que discutem a importância desse segmento na construção da gestão cultural relacionada à dança, bem como temáticas importantes para o fazer diário da arte.
O Encontro possui o intuito de não focar somente na dança técnica, que consiste no contemporâneo e no clássico, mas incluir também pessoas das danças urbanas, folclóricas, internacionais, entre outros diferentes estilos.
Wallace Heldon, Coordenador de Produção do II Encontro de Profissionais da Dança, falou um pouco sobre o objetivo da iniciativa. “A importância desse projeto é oportunizar e reunir toda essa gama de artistas que trabalham com a dança no estado e poder dialogar com eles sobre a arte, para uma melhor execução do nosso trabalho.”
Ao final da programação, os artistas irão ainda, através do Fórum Permanente, discutir a realização do Festival Amazonense de Dança, que é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e debater sobre a sua realização neste ano de 2023.
“Teremos orientações sobre leis de incentivo, e também estamos convidando artistas importantes para o cenário atual da dança no Amazonas, que ajudam a construir o segmento da arte no estado”, pontuou Wallace.
“O Encontro é o momento em que todas as ramificações dessa arte se encontram em um lugar para falar especificamente sobre a dança, pois ela é o nosso ponto de partida, e como prosseguimos com isso depois é o que nos faz artistas”, afirmou.
Todas as pessoas convidadas para as performances, palestras e mesas foram escolhidas pelo Fórum de Dança do Amazonas em votação a partir de sugestões dos próprios artistas do estado, para que fosse possível abranger um número maior de segmentos da dança.
O II Encontro de Profissionais de Dança do Amazonas é uma realização do Fórum de Dança com apoio do Movimento Levante MAO, do Corpo de Dança do Amazonas e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Confira abaixo a programação completa do evento:
11 de julho - Teatro Amazonas
20h - Cerimônia de Abertura com Corpo de Dança do Amazonas - CDA e Cia Expressão & Vida.
Mestre de cerimônia: Leo Scantbelruy
12 de julho - Centro Cultural Palácio Rio Negro
17h - Palestra Música para a dança: entendimentos sobre recursos técnicos e processos de criação com DJ Marcos Tubarão.
18h15 - Performance com Grupo DDTankers
18h30 - MESA 01 – Produção em Dança, necessidades e desafios – Um olhar sobre o panorama local, com Edgar Damasco, Everton Almeida e Ana Carolina Souza e mediação de Rosana Baré.
13 de julho - Centro Cultural Palácio Rio Negro
17h - Palestra Leis de incentivo e projetos culturais com Everton Almeida.
18h15 - Performance com Francis Baiardi
18h30 - MESA 02 – Espaços culturais independentes para a dança, gestão e produção cultural em discussão, com Paulo Mendes, Iran Lamego e Muriel Gonçalves, com mediação de Talita Menezes.
14 de julho - Centro Cultural Palácio Rio Negro
17h - Palestra “Vivenciando as danças urbanas e suas realidades” com Miguel Maia
18h15 - Performance com Lucas Rocha e Vanessa Viana.
18h30 - MESA 03 – Curadoria para dança: a mediação cultural como parâmetro de escolhas, com Fábio Moura, Francis Madson, Marcos Veniciu e mediação de Rodrigo Vieira.
15 de julho - Centro Cultural Palácio Rio Negro
10h30 – Palestra “Memória Cultural” com Adalto Xavier
14h – Palestra “Corpos em trânsito” com Lena Wildes
15h15 - Performance com Caxemira
15h30 - Oficina O uso das ferramentas de acessibilidade nas produções em dança, com Andrei Dreli e Joyce Belleza.
16h45 - Performance com Panorando
17h – Diálogos sobre a programação do Festival Amazonas de Dança – FAD 2023, com mediação do Fórum Permanente de Dança do Amazonas, através do presidente e conselheiro do Conselho Estadual de Cultura André Durand.
investigação brasil policia federal jair bolsonario feira peixe oportunidade ads compra manaus amazonas manaus alemanha exportação amazonas economia manaus discriminação procon am amazonas parintins boi garantido festival de parintins amazonas comissão pastoral da terra manipulação indigenas isolados imagem investigação Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas manaus OAB-AM oab manaus amazonas Projeto Voo Campeão esporte cultura artesa amazonas expoartes manaus manaus show amazonas led Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....