Dentro da palavra "decisão" existe uma outra: "cisão" que quer dizer, rompimento, separação, ou seja, quando você se decide, está escolhendo entre duas ou mais alternativas, por isso é tão eficaz que você tenha tranquilidade para chegar à conclusão de alguma coisa!
Tomar decisão é um processo cognitivo que envolve várias funções do nosso cérebro e uma ótima notícia: ele pode ser treinado, tornando-se uma habilidade para você e para mim! Algumas pessoas desenvolvem mais rapidamente, até pela própria rotina que exige com maior frequência, as tomadas de decisões, e outras já não têm essa prática pela falta da necessidade em decidir. Mesmo assim, durante o dia, todos nós temos que escolher sobre muitas coisas, como exemplos: qual roupa usar; tomar café puro ou com leite; atravessar correndo ou esperar o carro passar; comprar ou não; pedir demissão ou continuar no emprego; ficar solteiro ou casar... enfim, são diversas as situações e possibilidades que precisam ser avaliadas e vistas por nós, todos os dias, e mesmo com esse exercício rotineiro, ainda assim fazemos escolhas equivocadas, e para minimizar os erros na hora de tomar uma decisão, deixo aqui algumas técnicas comprovadas pela ciência, que ajudam nesse momento!
Vamos a elas:
✅ Tomar uma distância psicológica dando um passo para trás... como assim? Essa técnica envolve 4 possibilidades:
📌 Temporal (dar um tempo, sem pressa, esperar, parar e pensar);
📌 Espacial (distanciar do local físico ou virtual em questão, pedir férias, ou se afastar daquela pessoa);
📌 Social (será que estou sendo influenciado pela impressão dos outros? Tudo o que se faz ou que se diz, penso ser comigo ou para mim? Quão importante é a opinião das pessoas para a minha vida?);
📌 Hipotético (criar algumas hipóteses de como seria o desfecho da situação, caso tivesse "essa ou aquela escolha").
Diante dessas 4 possibilidades fixadas, podem surgir novas perspectivas, novas maneiras de enxergar a luz que faltava!
✅ Não decida caso esteja cansado ou com fome: para trabalhar bem, nosso cérebro precisa estar descansado e com energia, assim, tudo pode ser visto com mais clareza e positividade, caso contrário, o cansaço nos tira a percepção de risco e deixa de processar decisões importantes; por outro lado, decidir algo quando estamos com fome, não é a melhor opção, já que é liberado no nosso organismo a "grelina" que é o hormônio da fome, acelerador da impulsividade, e não podemos decidir nada por impulso, não é verdade?
✅ O conselho certo! Mas atenção: deve vir de uma pessoa que se importe com você, e de preferência que entenda sobre o tema sobre o qual vai aconselhar. Um bom conselho ajuda na tomada de decisão e se você já tem um propósito firmado após todas essas alternativas, "queime a ponte" da indecisão, após passar por ela, para que não corra o risco de querer voltar atrás do que já foi decidido e siga com seu objetivo, descartando crenças e pensamentos de inseguranças e receios, eliminando o medo do arrependimento e aumentando as chances de acerto!
Tome a decisão de fazer psicoterapia e se fortalecer cada vez mais! 😉
Espero por você na próxima semana! 👋🏼
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
oab Jean Cleuter Simões Mendonça manaus OAB-AM amazonas esporte amazonas Projeto Voo Campeão manaus expoartes manaus amazonas artesa cultura amazonas manaus Festival Nema show led denuncias black friday manaus amazonas procon-am programação manaus natal teatro aplicativo musical Sebastião cultura atelie 23 teatro amazonas sauim de coleira ufam seminário manaus oportunidade amazonas programação cultura manaus natal manaus literatura clube de madrugada amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....