A partir de sexta-feira (21), o Amazonas Green Jazz Festival, considerado o maior evento do gênero na América Latina, promoverá uma agenda acadêmica com 15 palestras gratuitas com artistas e técnicos do evento. As inscrições garantem certificado de participação e estão sendo realizadas no link: www.sympla.com.br/produtor/
No total, serão 13 masterclasses e duas palestras voltadas para as áreas de shows, espetáculos e produção cultural. Os inscritos que participarem dos encontros receberão certificados de horas, que podem ser aproveitadas como carga complementar em cursos de nível superior.
“O Amazonas Green Jazz Festival tem a honra de promover uma programação acadêmica tão especial. Todos são artistas e profissionais de grande know-how, que compartilharão técnicas avançadas e dicas de aprendizado. Além disso, garantimos a tradução simultânea das falas para o português e um ambiente propício para os estudos. Fora que as aulas são fontes de networking para quem deseja ingressar no ramo”, destaca o diretor artístico do evento, maestro Rui Carvalho.
Programação
Na sexta-feira, acontecem duas masterclasses. Das 15h às 16h30, a educadora da Manhattan School of Music, Berklee College of Music e na Hunter College, a australiana Nadje Noordhuis, apresenta os fundamentos do Trompete. Ainda nesse dia, das 17h às 18h30, os interessados por Trombone conferem os principais assuntos com a cantora e compositora norte-americana Natalie Cressman.
No sábado (22), das 10h às 12h, a masterclass de Iluminação Cênica será ministrada por Fernanda Mattos, manauara radicada no Rio de Janeiro, que já trabalhou com grandes nomes das artes no Brasil como Paulo Betti e Deborah Colker. Fernanda também é a responsável pela iluminação dos espetáculos do Festival.
No domingo (23), das 11h às 12h30, o prodígio americano Jonathan Kreisberg ministrará a masterclass de Guitarra. O guitarrista foi admitido na New World School of Arts, aos 16 anos e, já atuou na New World Symphony Orchestra, que é referência mundial no assunto.
No dia 24 de julho (segunda-feira), o público confere três masterclasses. A primeira, das 10h às 12h, será a de guitarra sob comando de Aldenor Honorato, guitarrista, autor do álbum "Aldenor Honorato Solo Volume 1" e integrante da Amazonas Band. Mesmo jovem, o guitarrista desponta entre os mais promissores da atualidade.
Das 15h às 16h, a masterclass será com uma das mais importantes violinistas de todos os tempos, a americana Regina Carter. Ela é prima do saxofonista de jazz James Carter, que fez história na música. Nascida em Detroit, Carter começou seu relacionamento com a música aos quatro anos pelo método Suzuki. No decorrer dos anos, se apresentou em grandes festivais e já foi duas vezes júri do Prêmio Pulitzer. Atualmente é destaque na campanha publicitária “Inspired Women” de J. Jill.
E das 17h às 18h30, será a vez da masterclass sobre Percussão Africana com Dizu Plaatjies, música Xhosa e conhecido por ser o fundador e ex-líder do grupo sul-africano Amampondo. Hoje, junto ao grupo Ibuyambo, Dizu se apresenta em vários países europeus e regularmente na África do Sul.
No dia 25 de julho (terça-feira), das 10h às 22h, acontece a masterclass de guitarra com Ismael Nascimento. Natural do Amazonas, Ismael é compositor, educador e produtor de conteúdo nas redes sociais. Tem doutorado em “jazzguitar” pela Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles (EUA), onde conquistou vários prêmios. E das 15h às 16h30, a produtora do Amazonas Green Jazz Festival, que possui mais de 30 anos na execução de grandes eventos no Estado, Inês Daou, ministra a palestra “Estratégia organizacional do AGJF”, mostrando a importância da Comunicação para o sucesso dos planejamentos.
No dia 26 de julho (quarta-feira), às 10h, o ex-integrante da big band The United Nations Orchestra e referência da cultura jazzística e afro-cubana, Ignacio Berroa, comanda uma masterclass sobre bateria. E o saxofonista, compositor e arranjador brasileiro, Felipe Salles, vai lecionar, às 15h, uma masterclass sobre saxofone. Graduado em Jazz Performance, ele tem doutorado pela Manhattan School of Music e, desde 2010, é professor da University of Massachusetts.
E no dia 27 de julho (quinta-feira), das 10h às 12h, o público acompanha a masterclass sobre saxofone com Rodrigo Ursaia. Graduado pela Berklee College of Music e mestre pela Manhattan School of Music, o musicista abordará os subsídios técnicos para a interpretação e a improvisação no saxofone.
Pela tarde, às 15h, o engenheiro de gravação Clement Zular apresenta uma masterclass sobre áudio em grandes shows e festivais. Com ampla experiência em direção técnica, de sonorização e de palco, Clement atua como projetista em acústica e volta com novidades para apresentar o que há de mais moderno sobre o tema.
No dia 28 de julho (sexta-feira), às 15h, o jornalista americano Ted Panken apresenta a palestra “Jornalismo cultural: a cena do jazz”. Ted já escreve para grandes revistas do gênero, como Down Beat, Jazziz e Jazz Times. Além disso, é membro do comitê de indicação do prêmio Critics' Choice Awards.
E para encerrar a programação acadêmica, no dia 29 de julho (sábado), às 10h, a brasileira Cristiane Bloes ministra uma masterclass sobre piano. Desde 1993, ela leciona no Conservatório de Tatuí, onde é coordenadora do departamento de Piano e Harpa. Tem mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), com foco em Teoria e Práxis do Processo Criativo.
Amazonas Green Jazz Festival
O Amazonas Green Jazz Festival é o maior festival do gênero da América Latina. A edição deste ano, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, situado no centro histórico de Manaus. Além das palestras gratuitas, o festival também promoverá exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, entre outras atividades.
O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iaí Promoções.
brasil policia federal investigação jair bolsonario compra feira ads peixe oportunidade manaus amazonas exportação manaus alemanha amazonas economia amazonas discriminação manaus procon am amazonas festival de parintins boi garantido parintins investigação comissão pastoral da terra imagem indigenas isolados manipulação OAB-AM manaus oab amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça esporte amazonas manaus Projeto Voo Campeão amazonas expoartes artesa cultura manaus led show manaus Festival Nema amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....