A Prefeitura de Manaus lançou o curso de “Elaboração de Projetos Culturais para Captação de Recursos”, com foco na Lei Paulo Gustavo, com a presença numerosa de artistas, produtores e demais fazedores de cultura, nesta quarta-feira, (19), no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico. As vagas serão disponibilizadas para a classe artística manauara das zonas urbana, rural e ribeirinha.
O curso é dirigido a 650 participantes e é preparatório para os editais da Lei Paulo Gustavo. A ação é uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com a participação do Sebrae/AM, e visa qualificar os artistas para que se capacitem a participar de forma efetiva e com sucesso dos editais culturais.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, ressaltou que as 650 vagas disponibilizadas seguem a orientação do prefeito David Almeida de tornar a cultura uma atividade permanente.
“A orientação é fazer ações que sejam perenes, nada passageiro, acima de tudo deixar um legado, formar e capacitar artistas para elaborar projetos e atuar nos mais variados tipos de eventos culturais locais”, pontuou Cardoso.
Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, o esforço da gestão David Almeida tem sido de consolidar uma política cultural tornando Manaus uma cidade credenciada a fazer parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com a elaboração do Plano Municipal de Cultura e a lei de incentivo, fortalecendo o conselho, com membros atuantes.
“Quero pedir aos artistas que continuem nos ajudando nesse processo da Paulo Gustavo, a exemplo das oitivas e consultas públicas”, solicitou e destacou Telles, quanto à realização das oficinas de formação, para os fazedores de cultura, que serão determinantes para que os artistas possam construir bons projetos, consistentes e tecnicamente bem elaborados.
“A Lei Paulo Gustavo é uma oportunidade para os nossos criadores, pois marca a retomada da vida cultural em Manaus, oportunizando o acesso a possibilidades de emprego e renda para os nossos produtores de cultura. É um momento histórico o lançamento dessa parceria prefeitura e Sebrae, pois as 650 vagas de formação em elaboração de projetos terão impacto positivo na vida dos artistas manauenses e contribuirão para o aprimoramento artístico e profissional dos participantes”, finalizou.
O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, saudou os artistas e a imprensa presentes no lançamento, validando a relevância do evento e projeto de formação de empreendedorismo cultural.
“Desde o início da gestão atual, tivemos a preocupação de capacitar os artistas e fazedores de cultura, tornando-os autossuficientes e se libertando dos atravessadores da cultura”, destacou.
A diretora-presidente do Sebrae-AM, Ananda Pessoa, comentou que essa parceria é muito importante porque o conceito de economia criativa e solidária, une o talento e o empreendimento.
“O artista é um empreendedor. Estamos felizes pela parceria com a Prefeitura de Manaus por meio do Concultura e Manauscult, para formarmos esses empreendedores da arte, treinando para aprimorar seus projetos, e terem mais oportunidade através da Lei Paulo Gustavo e outros editais, e terem mais chance de ver seus projetos aprovados, dentro desse mercado que é tão bonito e importante, além de gerar muita renda”.
A dançarina e gestora cultural, Verlene Mesquita, da escola Luzeiros Cultura e Arte, do bairro Coroado, zona Leste, afirmou que o curso ajuda os artistas a fazerem corretamente seus projetos e equiparados com os de outros estados.
“Nós, querendo ou não, precisamos sempre de uma reciclagem. Então o valor de estudar é para evoluir, pois quando a gente faz alguns projetos, às vezes achamos que criou-se uma receita de bolo, e projeto não é uma receita. Os projetos, eles requerem e tem a necessidade de atualizações”.
Inscrições
O link para inscrições está à disposição dos interessados no site da Manauscult e Sebrae-AM, acessando am.loja.sebrae.com.br. O cronograma das atividades terá inicialmente seis turmas programadas em três, no período de 24 a 27 de julho, na sede do Sebrae-AM, no Centro, e mais três turmas na sede do Sebrae-AM do bairro Aleixo, zona Centro-Sul, nos três turnos. As próximas turmas serão formadas de forma a atender os artistas de todas as zonas da cidade e áreas ribeirinhas.
investigação brasil jair bolsonario policia federal ads manaus feira amazonas compra peixe oportunidade economia alemanha manaus amazonas exportação procon am discriminação amazonas manaus amazonas festival de parintins parintins boi garantido manipulação investigação imagem comissão pastoral da terra indigenas isolados Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM manaus oab amazonas Projeto Voo Campeão manaus esporte amazonas manaus amazonas expoartes cultura artesa Festival Nema manaus amazonas led show
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....