A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) anunciou um concurso público que vai ofertar vagas para Manaus e interior do estado. Segundo o órgão, o edital vai ser lançado ainda em 2023 e terá vagas para os cargos de assistente técnico (ensino médio) e analista jurídico (ensino superior).
As vagas são para atuação em Manaus e no Polo do Madeira, especificamente em Humaitá e Apuí.
"Hoje, o trabalho da Defensoria alcança a maior parte dos municípios do Amazonas. Com isso, cada vez mais atendimentos estão sendo realizados e as demandas não param de chegar. Por isso, vimos a necessidade de ampliar nossa atuação na capital e no interior," afirmou o defensor geral, Ricardo Paiva, por meio da assessoria de imprensa.
Critérios de formação
Para as vagas de analista jurídico, é necessária formação de nível superior em Direito ou Ciências Jurídicas.
Já para as vagas de assistente técnico, o requisito é ter o ensino médio completo.
Inscrições e número de vagas
A Defensoria ainda não divulgou o total de vagas, o prazo para a inscrições, data da prova nem outros detalhes do concurso público.
"Serão reservadas 20% das vagas existentes por Cargo/Especialidade/Polo de Atuação, para pessoas com deficiência, e 30% para pessoas negras, indígenas e quilombolas", informou o órgão.
Provas
O concurso terá duas fases. A primeira será constituída de prova escrita, com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.
A segunda, direcionada apenas para os cargos de analista, constituída de provas discursivas, também de caráter eliminatório e classificatório.
A banca examinadora será a Fundação Carlos Chagas (FCC).
A vigência do concurso será de dois anos contados a partir da publicação oficial no Diário Eletrônico da DPE. O prazo poderá ser prorrogado por mais dois anos.
Ampliação de cargos
Em 2018, a DPE-AM realizou um concurso público que ofertou 60 vagas, para nível médio e superior. "Todos os aprovados foram empossados", afirmou o órgão.
Segundo a Defensoria, a ampliação do número de servidores possibilitou a expansão dos serviços da Defensoria no estado.
Além das unidades distribuídas pela capital, atualmente, a DPE conta com 12 polos no interior, incluindo o Polo do Juruá, que funciona com atendimento virtual. O órgão também conta com cinco Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs) e mais quatro sedes na Região Metropolitana.
Em 2022, foram registrados mais de 800 mil atendimentos nas áreas cível, criminal e de família, um salto de mais de 40% de crescimento, comparado com 2021.
DPE-AM
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição que tem a função de oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial.
Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. "A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços", ressaltou a DPE-AM.
lançamento touro negro caprichoso parintins album torcida azul e branco amazonas atletata Peru manaus Ana Paula lima comida de boteco manaus amazonas gastronomia cultura comida Champions League das Américas flamengo basquete brasil vitória boca juniors medalha de ouro Amazonense New Breed Jiu-Jitsu Federation Doriandson Talmaturgo conquista amazonas manaus semana santa consumo de peixe venda de peixe em manaus peixe Wilson Lima amazonas Segurança Pública do Estado reajuste manaus amazonas cultura manaus cinema lgbt manaus música Festival Zero 92 amazonas arte cultura indigenas livraria valer amazonas cultura conversa manaus