EGO INFLADO


Antes de discorrer sobre o tema, precisamos entender o sentido das duas palavras:


🙋🏼‍♀️ Ego: deriva do latim e significa "eu". Termo criado pelo pai da psicanálise - o tão conhecido Freud, Sigmund Freud, que trouxe para a filosofia e psicologia, os três elementos da personalidade humana que são: o ID, o EGO e o SUPEREGO, mas por hoje vamos nos encontrar com um desses elementos... o EGO que pode ser entendido como "eu", "personalidade", "identidade", "autopercepção", ou seja, a parte central da personalidade que caracteriza um indivíduo. 


🎈INFLADO: Refere-se a algo que sofre aumento de tamanho, que no sentido figurado significa: cheio de vaidade, soberbo, sem modéstia; portanto, unindo as duas palavras temos o sentido do texto da semana que se refere a pessoas com aparente excesso de confiança, com sentimento de superioridade transmitindo assim, condutas arrogantes, que podem deixar quaisquer ambientes que estejam, pesados e quase insuportáveis para a convivência social. Esse ego inflado, geralmente é construído na infância quando fazem com que a criança sinta um excesso de admiração, acreditando que seja extremanente especial diante das demais pessoas, até mesmo dos adultos, o que já se torna preocupante, pois nem sempre ou quase nunca, corresponde à realidade e por quê? A pessoa que é cheia de si, torna-se egocêntrica, arrogante, exibicionista e o mais latente nesse ego inflado: não se preocupa com o outro, que manipula, faz chantagem emocional, enfim, usa de uma ambição doentia para se sobressair, porque  faz o que for preciso (de forma lícita ou não) para atingir seus objetivos, porém essa arrogância, por vezes camufla uma imensa fraqueza, pois é uma arrogância invisível, não aquela que deixa transparecer, com empáfia, mas aquela que destrói, o inverso da humildade, e essa arrogância desloca o indivíduo para um mundo paralelo e é capaz de proferir a "célebre" frase: "você sabe com quem está falando?" 🙄


No nosso meio é fácil de identificar pessoas assim: aqueles que destratam ou desprezam, menosprezam ou descartam pessoas sem o poder de aumentar o prestígio (da pessoa arrogante). Um interesseiro, que não trata com respeito, tolerância e humildade, pessoas que ele sabe não ter nenhuma influência para sua ascendência, para aumentar o poder ou obter privilégios.


Podemos citar uma informação bem interessante: existe um estudo chamado "efeito Dunning-Kruger" -  são dois cientistas que falam de um fenômeno: quanto mais incompetente a pessoa, maior é a tendência de se considerar incrível, competente, mas o que ela realmente é, na verdade? Isso mesmo: incompetente!


A pessoa que tem muito conhecimento sobre algum assunto, caso não tenha o "vírus" da arrogância, do ego inflado, tem consciência de que não detém todo o conhecimento sobre esse ou aquele assunto, sabe que sempre há algo para aprender e experimentar. 

Observe, pare e pense: 

- Respeito minhas limitações apesar de todo conhecimento que suponho ter?

- Sou humilde, o suficiente, para entender até onde posso informar, ajudar e ser útil?

- Tenho a humildade de indicar pessoas com mais habilidades do que eu?

- Aceito sugestões de outras pessoas para que eu possa fazer mudanças na minha vida?


O altruísmo fala do desapego, único e exclusivo, do próprio interesse e ativa o amor próprio, que é o sentimento afetivo por si mesmo, pois a pessoa que tem autoestima é capaz de enxergar boas qualidades, bons sentimentos e atitudes saudáveis no seu próximo; já o arrogante, aquele do ego inflado, tem uma autoestima falha e frágil, por não estar em sintonia com a realidade, porque o mundo do "seu eu" é imaginário!


Como desinflar o ego?

- Libertar-se da necessidade de ser melhor do que o outro, o tempo todo, procurando sempre melhorar em todos os aspectos, especialmente, na humildade e empatia;

- Parar de se sentir ofendido com tudo que vê e ouve; o mundo não está contra você;

- Não focar apenas nas conquistas, mas valorizar o processo da aprendizagem, dos erros e dos acertos!


Obrigada sempre pela atenção e até semana semana que vem! 🙌🏼✨

Sobre a colunista


Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 


Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News