Antes de discorrer sobre o tema, precisamos entender o sentido das duas palavras:
🙋🏼♀️ Ego: deriva do latim e significa "eu". Termo criado pelo pai da psicanálise - o tão conhecido Freud, Sigmund Freud, que trouxe para a filosofia e psicologia, os três elementos da personalidade humana que são: o ID, o EGO e o SUPEREGO, mas por hoje vamos nos encontrar com um desses elementos... o EGO que pode ser entendido como "eu", "personalidade", "identidade", "autopercepção", ou seja, a parte central da personalidade que caracteriza um indivíduo.
🎈INFLADO: Refere-se a algo que sofre aumento de tamanho, que no sentido figurado significa: cheio de vaidade, soberbo, sem modéstia; portanto, unindo as duas palavras temos o sentido do texto da semana que se refere a pessoas com aparente excesso de confiança, com sentimento de superioridade transmitindo assim, condutas arrogantes, que podem deixar quaisquer ambientes que estejam, pesados e quase insuportáveis para a convivência social. Esse ego inflado, geralmente é construído na infância quando fazem com que a criança sinta um excesso de admiração, acreditando que seja extremanente especial diante das demais pessoas, até mesmo dos adultos, o que já se torna preocupante, pois nem sempre ou quase nunca, corresponde à realidade e por quê? A pessoa que é cheia de si, torna-se egocêntrica, arrogante, exibicionista e o mais latente nesse ego inflado: não se preocupa com o outro, que manipula, faz chantagem emocional, enfim, usa de uma ambição doentia para se sobressair, porque faz o que for preciso (de forma lícita ou não) para atingir seus objetivos, porém essa arrogância, por vezes camufla uma imensa fraqueza, pois é uma arrogância invisível, não aquela que deixa transparecer, com empáfia, mas aquela que destrói, o inverso da humildade, e essa arrogância desloca o indivíduo para um mundo paralelo e é capaz de proferir a "célebre" frase: "você sabe com quem está falando?" 🙄
No nosso meio é fácil de identificar pessoas assim: aqueles que destratam ou desprezam, menosprezam ou descartam pessoas sem o poder de aumentar o prestígio (da pessoa arrogante). Um interesseiro, que não trata com respeito, tolerância e humildade, pessoas que ele sabe não ter nenhuma influência para sua ascendência, para aumentar o poder ou obter privilégios.
Podemos citar uma informação bem interessante: existe um estudo chamado "efeito Dunning-Kruger" - são dois cientistas que falam de um fenômeno: quanto mais incompetente a pessoa, maior é a tendência de se considerar incrível, competente, mas o que ela realmente é, na verdade? Isso mesmo: incompetente!
A pessoa que tem muito conhecimento sobre algum assunto, caso não tenha o "vírus" da arrogância, do ego inflado, tem consciência de que não detém todo o conhecimento sobre esse ou aquele assunto, sabe que sempre há algo para aprender e experimentar.
Observe, pare e pense:
- Respeito minhas limitações apesar de todo conhecimento que suponho ter?
- Sou humilde, o suficiente, para entender até onde posso informar, ajudar e ser útil?
- Tenho a humildade de indicar pessoas com mais habilidades do que eu?
- Aceito sugestões de outras pessoas para que eu possa fazer mudanças na minha vida?
O altruísmo fala do desapego, único e exclusivo, do próprio interesse e ativa o amor próprio, que é o sentimento afetivo por si mesmo, pois a pessoa que tem autoestima é capaz de enxergar boas qualidades, bons sentimentos e atitudes saudáveis no seu próximo; já o arrogante, aquele do ego inflado, tem uma autoestima falha e frágil, por não estar em sintonia com a realidade, porque o mundo do "seu eu" é imaginário!
Como desinflar o ego?
- Libertar-se da necessidade de ser melhor do que o outro, o tempo todo, procurando sempre melhorar em todos os aspectos, especialmente, na humildade e empatia;
- Parar de se sentir ofendido com tudo que vê e ouve; o mundo não está contra você;
- Não focar apenas nas conquistas, mas valorizar o processo da aprendizagem, dos erros e dos acertos!
Obrigada sempre pela atenção e até semana semana que vem! 🙌🏼✨
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM oab manaus amazonas manaus esporte Projeto Voo Campeão amazonas cultura expoartes amazonas manaus artesa Festival Nema manaus amazonas led show manaus denuncias procon-am black friday amazonas teatro manaus aplicativo natal programação teatro Sebastião atelie 23 musical cultura amazonas oportunidade ufam sauim de coleira seminário manaus manaus cultura amazonas programação natal literatura amazonas manaus clube de madrugada
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....