Comprometida em preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) promoverá oito palestras durante durante a 7ª edição da Feira Agropecuária Nilton Lins, que acontecerá de 9 a 13 de agosto, no campus da Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. As palestras serão ministradas por médicos veterinários e engenheiros agrônomos da autarquia.
As primeiras apresentações acontecerão no dia 9 de agosto, primeiro dia de evento, e serão ministradas pela engenheira agrônoma da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (Gaiv), Cristiane da Silva Klehm; pela fiscal agropecuária médica veterinária da Gerência de Defesa Animal (GDA), Fernanda Rech; e pelo engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Vegetal (GDV), Claudio Gurgel.
As atividades terão como temas “Boas Práticas na Aplicação de Agrotóxicos” (sala 614), “Influenza Aviária: noções sobre a doença, panorama nacional e medidas de biossegurança” (sala 612), e “Mosca-da-Carambola: uma ameaça para a fruticultura Amazonense e Nacional” (sala 613), respectivamente. A primeira será realizada das 9h às 10h, e as outras duas das 10h às 11h30.
No dia 10 de agosto, será a vez da palestra “Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro: panorama geral no Estado do Amazonas” (sala 612), ministrada pelo gerente de defesa vegetal da Adaf, Sivandro Campos. O tema será apresentado das 10h às 11h30. No mesmo dia, das 9h às 10h, e das 10h às 11h, o fiscal agropecuário médico veterinário da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), Leonardo Nogueira Assis, e o gerente da Gipoa, Emílio Afonso, falarão ao público sobre o “Passo a Passo para obtenção do SIE” (sala 614) e o “Selo Arte no Amazonas” (sala 614), respectivamente.
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) e o Selo Arte são certificações concedidas pela autarquia que garantem o cumprimento das práticas higiênico-sanitárias dos produtos certificados.
As duas últimas palestras promovidas pela Adaf durante o evento terão como temas: “Mormo: novas diretrizes a partir de mudanças na legislação do Mapa” (sala 612), e “Raça 4 Tropical da Fusariose da Bananeira (FOC R4T): a maior ameaça atual da bananicultura brasileira” (sala 612).
Os temas serão abordados pelo médico veterinário e coordenador do Programa Nacional de Sanidade dos Equinos (PNSE) no Amazonas, Antônio Jorge Mattos, e pelo engenheiro agrônomo da Adaf, Acássio Eugênio. Ambas as atividades acontecerão no dia 11 de agosto, nos intervalos das 8h às 9h30 e das 10h às 11h45.
A feira
A Feira Agropecuária Nilton Lins está em sua sétima edição e é considerada um dos principais eventos do setor primário no Amazonas. Neste ano, a expectativa é que o evento receba 100 mil visitantes por dia e amplie o apoio e a geração de novos negócios no segmento, com a participação – já confirmada – de bancos e agências financiadoras.
O evento agropecuário também contará com a presença de animais e a realização de competições e torneios de hipismo e tambores. Por este motivo, a Adaf também estará presente em todas as etapas da feira: autorizando previamente sua realização, promovendo palestras e controlando a movimentação de animais.
manaus amazonas wcd manaus Dia Mundial da Criatividade amazonas espetáculo manaus diário das marias manaus amazonas mulheres projeto empoderaELA viagem aeroporto de manaus amazonas manaus sem energia energia elétrica amazonas manaus apagão manaus amazonas Amazonas Food Festival banda Raimundos aliciamento de menor manaus lider religioso amazonas pc-am operação mateus investigação cetam ead aulas manaus cronograma amazonas amazonas ditadura no Amazonas manaus predios mpf ruas projeto ct transformação manaus capacitação amazonas