Manaus recebe violinista japonesa Midori e musicistas do Neojiba pela primeira vez

Manaus vai receber, pela primeira vez, a violinista japonesa Midori e os jovens musicistas do Neojiba. As apresentações serão realizadas no Teatro Amazonas, nos dias 17 e 18 de agosto. A entrada é gratuita para as duas sessões.


As apresentações do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) fazem parte da "Turnê da Liberdade" Norte e Nordeste. O tour começará em Aracaju, no sábado (5), e também passará por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10) e Mossoró (12 e 13).


O encerramento acontecerá em Salvador, no dia 20 de agosto.


Pela primeira vez, as principais formações musicais do programa, a Orquestra Neojiba e o Coro Juvenil do Neojiba, estão juntas em uma turnê.


Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, vão se apresentar nos principais palcos de sete cidades do Norte e Nordeste do país.


Apresentações em Manaus

Esta será a primeira vez que o Neojiba se apresentará na Amazônia. A turnê chega ao Teatro Amazonas, em Manaus, nos dias 17 e 18 de agosto.


No dia 17, às 20h, acontece a apresentação da ópera nordestina "Dulcinéia e Trancoso", sob regência de Lucie Barluet.


Já no dia 18, no mesmo horário, acontecerá um concerto sinfônico, regido pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba, com a solista japonesa Midori, uma das maiores violinistas da atualidade. Midori já participou de uma outra turnê do Neojiba, em 2016, que percorreu as principais salas da Suíça, Itália e França.


No concerto de Manaus, o público poderá ver a execução de "Tico-Tico", de Zequinha de Abreu, que fez com que a Orquestra Neojiba ficasse famosa no mundo inteiro.


Segundo a organização do evento, a entrada é gratuita, por ordem de chegada.


A "Turnê da Liberdade" Norte e Nordeste, que celebra os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, tem patrocínio da PetroReconcavo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


Ópera nordestina

Esta será a primeira turnê nacional do Coro Juvenil, principal formação de canto coral do Neojiba, e a primeira vez que coro e orquestra viajarão juntos.


Além das apresentações sinfônicas, o coro apresentará uma ópera nordestina, herdeira do movimento armorial, idealizado na década de 1970 pelo escritor Ariano Suassuna para estimular a criação de obras que valorizem a arte popular do Nordeste.


A ópera "Dulcinéia e Trancoso" foi composta pelo paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha. O espetáculo, que reúne personagens como o próprio Suassuna, além de Miguel de Cervantes, Lampião e Maria Bonita, foi apresentado pela primeira vez em Recife, em 2009, e estreou na Bahia no ano passado, durante as comemorações pelo aniversário de 15 anos do NEOJIBA. 


Música brasileira


Os concertos sinfônicos terão obras de compositores brasileiros contemporâneos, como "É doce morrer no mar", para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer,  "'Stamos em pleno Mar", do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, "Traços Brasilis", do baiano Wellington Gomes, e "Canticum Naturale", do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical.


As apresentações também terão compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o "Romance op. 11 para violino e orquestra", e Robert Schumann, com o "Concerto para violino e orquestra em ré menor". As peças terão solo de Midori ao violonio.


Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba ensina música a crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade. O programa, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música, é mantido pelo Governo da Bahia.


"Em 16 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras", destacou a direção do programa.


O Neojiba se tornou referência no Brasil e no mundo por meio da música. Esta será a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu prêmios de reconhecimento.


Em 2022, o grupo realizou concertos em seis países europeus.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa