Em 2022, o Amazonas registrou mais de 4,6 mil casos de violência contra a mulher, sendo 39,3% de violência física, de acordo com o sistema de saúde do estado. Mas o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), informa que tem outros tipos de sofrimentos impostos à vítima, de violência psicológica a patrimonial.
Apesar da agressão física deixar marcas evidentes e colocar a mulher em risco mais iminente, o ciclo de violência envolve diferentes tipos de ataques. De acordo com a psicóloga do Sapem, Edinoura Santana, a Lei especifica cinco tipos de violência doméstica.
“Dentro da lei existem cinco especificações para essas violências domésticas, que são: violência psicológica, física, moral, sexual e patrimonial. A menos percebida é a violência psicológica, porque é aquela que vai degradando a mulher emocionalmente e trazendo uma baixa autoestima, prejudicando todo o seu desenvolvimento”, explicou.
Edinoura enfatizou que a violência patrimonial também vem calando muitas mulheres ao longo dos anos e que a maioria das vítimas dependem financeiramente de seus companheiros.
“Geralmente o marido toma conta de todo o dinheiro e não permite que a mulher faça parte da renda econômica da casa, ele que dita tudo. Em outros casos, o marido chega até roubar a renda das vítimas para que ela fique excluída dessa renda financeira”, contou.
Maria do Santos*, de 34 anos, vítima de violência física, patrimonial e psicológica contou que precisou realizar o boletim de ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (Deccm), onde foi acolhida após o BO, pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher.
A vítima ressaltou que o companheiro a agrediu e pegou todo o dinheiro que ela usava para pagar o aluguel da casa onde morava com a filha de dois anos.
“O pai da minha filha me bateu e me jogou no chão, eu corri e pedi socorro em um posto de gasolina, onde acabei dormindo lá e quando amanheceu o dia, as pessoas que me ajudaram perguntaram se eu queria denunciar na delegacia da mulher, porque não era a primeira vez que ele me espancava. Ele pedia desculpa, dizia que ia mudar, mas tudo não passava de mentiras. Desta vez, o dinheiro do aluguel que eu tinha, ele pegou e gastou tudo", disse.
Maria explicou que o atendimento do Sapem, onde recebeu abrigo, foi essencial. Ela teve suporte especializado e humanizado. “É um trabalho ótimo. Eu consegui dormir bem, me deram remédio, não tive mais medo ao descansar com a minha filha”.
Tipos de violência doméstica
Psicológica: É todo tipo de situação para causar algum tipo de dano emocional na mulher, como ameaças, constrangimento, humilhação, manipulação e chantagens.
Patrimonial: É quando o parceiro ou autor de violência quer controlar o dinheiro da mulher.
Moral: Ocorre quando a situação configura calúnia ou difamação.
Sexual: É quando o agressor realiza uma relação sexual que não tenha consentimento da mulher.
Física: É aquela entendida como qualquer conduta que ofenda integridade ou saúde corporal da mulher.
Sapem
O Serviço Emergencial tem funcionamento 24 horas, oferecendo às vítimas acolhimento institucional, atendimento social, psicológico, encaminhamento para acompanhamento no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e para os órgãos competentes, nas áreas de saúde, assistência social, justiça, educação, trabalho e renda, esporte e lazer.
Nos últimos três anos, o Sapem realizou mais de 13 mil atendimentos.
Como buscar ajuda
As vítimas de violência doméstica podem procurar qualquer um dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) na capital e interior.
Em situações de emergência, a mulher, um familiar ou qualquer vizinho pode ligar para o 190, 180 e 181.
Em Manaus, existem quatro unidades especializadas no atendimento de violência doméstica.
Sapem I – Parque Dez
Endereço: Av Mario Ypiranga (Antiga Recife ), Cj. Eldorado, nº 3.395, Atrás da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher – Parque Dez – Cep: 69050-030
Telefone: (92) 98483-5974/ 98402-8631
Sapem II – Cidade de Deus
Rua Santa Ana, s/n, bairro Cidade de Deus, dentro da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher – anexa ao 13º DIP
Telefone: (92) 98483-5052
Sapem III – Zona Sul
Rua Desembargador Filismino Soares, 155, dentro da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher – Colônia Oliveira Machado
Telefone: (92) 98484-1012
Sapem IV – Zona Leste
Rua Miguel Faraday, 210, bairro São José Operário
Telefone: (92) 98500-6400
livros manaus ufam literatura doação manaus amazonas vagas cetam educação oportunidade iel oportunidade manaus educação decoração largo de são sebastião natal amazonas manaus diego bauer amazonas manaus cinema filme 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc policia federal jair bolsonario investigação brasil ads oportunidade manaus compra feira amazonas peixe economia exportação alemanha amazonas manaus discriminação amazonas manaus procon am parintins boi garantido amazonas festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....