Quer melhorar sua saúde mental fazendo exercícios físicos?


A saúde mental das pessoas, especialmente durante e após o período da pandemia, está precisando de cuidados, concorda comigo? Por isso, escolhi conversar um pouco com vocês e tentar me animar para a volta aos exercícios físicos, que tem relevância não só para a saúde da mente, mas também para prevenir, recuperar e até curar problemas de saúde do corpo!

Aquele sedentarismo, para o qual arrumamos vários motivos e paralisamos;  procrastinação para o dia de início das atividades; a lista de prioridades, onde se encontram as mais variadas tarefas e muitos compromissos, mas em qual item da lista, está a tarefa: "calçar um tênis e vestir uma malha para fazer caminhada?" 😱

Ops... nem pensar... não tenho tempo para exercícios, muito menos disposição, depois de um dia inteiro de estudo ou de trabalho!! 


Sabe por que acontece essa indisposição e aversão a alguma atividade física ou prática de esporte? Porque ainda não entendemos o funcionamento do nosso organismo! Vamos raciocinar juntos: os benefícios são muito maiores do que nossa imaginação pode supor e para todas as idades, enfatizando que o exercício físico precisa ser visto como uma diversão que vai trazer retornos imediatos para a saúde em geral, e não como  exaustivo e incômodo... vamos partir desse princípio? 😊 O olhar e a interpretação já fazem a diferença para o "pontapé inicial" e o avanço nesse  novo hábito em nossas vidas! 🙌🏼


Então, você me pergunta: por que o movimento faz maravilhas para a mente? Respondo com toda a alegria e certeza: Fisiologicamente, existem fatores que podem nos convencer, para sempre, que HOJE é o melhor dia para aderirmos a algum tipo de atividade física! 

O cérebro tem um metabolismo que funciona com os neurônios, que têm mitocôndrias, e fazem esse metabolismo aeróbico ; as células neuronais trabalham quase que o dia inteiro e quando ocorre a diminuição  da velocidade (sedentarismo) no metabolismo cerebral, automaticamente, os sinais e sintomas de alteração da saúde mental serão sentidas. Como? Mais irritação, aumento da tristeza, oscilações no humor, estado depressivo, ansiedade, desestímulo, preguiça, enfim reflexos que interferem no comportamento diário das pessoas e que têm causas certas a saber:

😔 Reduz a oxigenação cerebral;

😔 Diminui a produção de serotonina, dopamina, adrenalina e a baixa transmissão nervosa que impede geração de sinapses.


A lógica é: se o cérebro recebe menos sangue, menos oxigênio e menos sinapses (comunicação entre dois ou mais neurônios) a consequência é a de um quadro disfuncional e desregulação na atividade da mitocôndria (produtora da respiração celular), rebaixando o trabalho de bilhões de neurônios, trazendo assim os sinais de tristezas, desânimo, vontade de desistir, humor que varia o tempo inteiro e o dia todo, irritabilidade, insegurança, medo e outros sintomas desconfortáveis. 


O compromisso com a atividade física, trará melhoras no metabolismo cerebral... e não importa qual o tipo de treino, movimento ou exercício que vamos escolher, pois qualquer modalidade vai trazer aumento de temperatura corporal,  que provoca efeitos fisiológicos para a estabilidade da saúde mental, pelo aumento da circulação de sangue para o cérebro que vai ficar vascularizado e ofertará oxigênio para o neurônio e consequentemente as mitocôndrias recebem mais e mais oxigênio distribuindo e devolvendo respiração celular e disponibilizando satisfação pessoal, alegria, bom humor, bem-estar e disposição, ativando a melhora comportamental e a saúde da mente é restaurada! 


Será que consegui convencer sobre a importância do movimento, da atividade física para você e para mim? 🤔😃 Espero que sim!

Sobre a colunista

Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 

Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News