Manaus, capital do Amazonas, passou a ser a cidade com mais indígenas no Brasil. Os dados são do Censo 2022 e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (7).
Segundo o Censo 2022, Manaus tem 71.713 indígenas. No levantamento anterior, em 2010, apenas 3.837 pessoas foram identificadas como indígenas.
O Censo também aponta que o Amazonas é estado que concentra a maioria dos indígenas do país, com 28,98% de população. Além disso, é o estado que possui mais indígenas residentes em terras indígenas.
Além da capital amazonense, que lidera o ranking das 10 cidades brasileiras com a maior quantidade de indígenas, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Autazes e Tefé, todas no Amazonas, aparecem na lista.
De acordo com o coordenador técnico do Censo 2022 no Amazonas, Tiago Almudi, o aumento pode ser atribuído à nova forma de recenseamento dos dados. No levantamento atual, a população teve a oportunidade de se autodeclarar indígena ou não.
"Um mapeamento prévio das áreas com a presença de indígenas, que permitiu que o aplicativo do recenseador abrisse uma pergunta de cobertura, quando no quesito de cor ou raça, a pessoa não se declara indígena, abre uma outra pergunta: 'você considera indígena? sim ou não?'. E com isso, a gente conseguiu captar uma quantidade maior de pessoas que autodeclararam em comparação ao Censo anterior", disse o coordenador.
Veja o ranking das 10 cidades com mais indígenas no Brasil:
lançamento album torcida azul e branco parintins touro negro caprichoso Ana Paula amazonas Peru lima manaus atletata comida de boteco comida amazonas cultura gastronomia manaus boca juniors brasil flamengo Champions League das Américas basquete vitória Amazonense Doriandson Talmaturgo medalha de ouro conquista New Breed Jiu-Jitsu Federation manaus semana santa peixe amazonas consumo de peixe venda de peixe em manaus Segurança Pública do Estado Wilson Lima manaus amazonas reajuste cinema lgbt cultura amazonas manaus amazonas arte manaus Festival Zero 92 música cultura manaus conversa indigenas amazonas livraria valer cultura