Nesta terça-feira (08/08), as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs) Prof°. Djalma da Cunha Batista e Profª Jacimar da Silva Gama, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, receberam a visita das professoras japonesas Akira Ikeguchi, de Linguística Aplicada, e Yukari Hashimoto, de Geografia, da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão.
As professoras participaram de reuniões com a gestão das duas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas que oferecem a língua japonesa como segundo idioma. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer de perto a estrutura das EETIs, como biblioteca, salas de aula, laboratório de robótica - Espaço Maker, além dos trabalhos produzidos pelos estudantes nas disciplinas de japonês. Ao final, as professoras receberam um livro e uma camiseta da escola.
O gestor da escola Djalma Batista, Luís Centurião, falou sobre a importância das professoras que atuam no Japão estarem conhecendo de perto a metodologia de ensino bilíngue, a estrutura da escola e trazerem para perto dos alunos pessoas da cultura que eles aprendem todos os dias.
“Elas vieram conhecer as dependências, o ensino e o método, a educação de qualidade que nós desenvolvemos em nossa escola, então foi uma tarde muito produtiva. É uma troca de experiências. Os alunos podem conhecer essas pessoas, que vivem do outro lado do mundo, próximas deles”, explicou o gestor.
As duas escolas possuem o ensino bilíngue Português-Japonês, sendo a EETI Djalma Batista a primeira a oferecer esse tipo de estrutura no Brasil, com turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a EETI Jacimar Gama, com as turmas da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.
Além das escolas, as professoras também visitaram o curso de Letras — Língua e Literatura Japonesa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Experiências
A professora e coordenadora do ensino bilíngue, Erika Tomioka, afirmou que a visita só reforça o bom trabalho que vem sendo realizado nas escolas, e serve como um incentivo para todos os profissionais dedicados a lecionar o ensino bilíngue.
“Estamos colhendo os frutos dos resultados da escola. Elas estarem aqui serve como um incentivo aos professores de Língua Japonesa, porque é o resultado desse trabalho que vem sendo realizado desde 2016. E isso faz com que o nosso trabalho seja divulgado em todo o Brasil e também no Japão”, explicou a coordenadora.
Quem também esteve presente foi a professora do curso de japonês da Ufam, Ruchia Uchigasaki. Ela atuou como tradutora e intérprete entre as professoras e os profissionais da escola.
A professora PhD em Linguística Aplicada, da área de Educação de Língua Japonesa, Yukari Hashimoto, afirmou que ficou feliz em ver os alunos estudando a Língua Japonesa, e destacou o comprometimento, empolgação e participação dos estudantes.
“Os alunos e os professores são muito ativos. Os alunos são muito participativos e animados, fico feliz por eles estarem estudando Língua Japonesa aqui em Manaus, e por conhecer todos eles. A escola é muito famosa e quando visitei a Ufam, os professores explicaram sobre a escola Djalma e me interessei em conhecer”, contou a professora visitante.
livros literatura ufam manaus doação manaus cetam oportunidade educação vagas amazonas oportunidade iel manaus educação largo de são sebastião natal amazonas decoração manaus manaus cinema filme amazonas diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc jair bolsonario brasil investigação policia federal compra peixe ads amazonas feira manaus oportunidade manaus economia amazonas exportação alemanha procon am manaus amazonas discriminação festival de parintins amazonas boi garantido parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....