Pai, seu papel e importância para a família!

✨ Pai, seu papel e  importância para a família! ✨


A primeira relação conhecida, desde o nosso nascimento, é com a família, e hoje, especialmente falando da figura paterna, por ocasião desse domingo (13/08), dia dedicado aos pais, gostaria de fazer algumas observações e uma breve homenagem, a todos que se esforçam em cumprir esse papel tão cheio de significado, a partir da primeira infância até o fim! 


Engana-se quem supõe que um bebê não reconhece um ambiente de entendimento, harmonioso e de amor; então, quando o pai está presente na relação e tem um bom convívio com a mãe, a criança desde esse momento, passa a ter um símbolo facilitador para o seu desenvolvimento, que lhe garante autonomia, segurança e estabilidade emocional, tudo isso construído ao passar do tempo, em meio a ajustes, limites e exigências que farão a diferença de como será sua relação com o mundo e não, tão somente, com o "seu" mundo; para início de conversa, um pai que sabe e reconhece sua importância e seu papel, no que depender dele, garantirá uma gravidez saudável à sua esposa; em seguida uma amamentação bem sucedida, pela relação de paz com a mãe e o bebê e oferta menos chance de depressão pós-parto para a mamãe, por dar o apoio suficiente em todos esses momentos tão delicados... sim, porque não podemos apenas romantizar o nascimento de uma criança, por sabermos de todos os desafios envolvidos nesse processo, por isso quero, nesse espaço, abordar algumas atitudes que poderão servir de diferencial à criação e sucesso para o filho, ainda que saibamos não existir uma cartilha, um protocolo de passo a passo mostrando como um pai deve agir, mas também sabemos que com amor sob medida, um amor exigente, sabendo a importância do SIM e do NÃO e da hora certa para as justificativas, de se fazer presente e doar-se pelo tempo que puder, a probabilidade de ser um pai semeador de bons frutos é enorme!


Dirijo-me agora aos papais, mas se for a mamãe que estiver lendo, pergunte a ele:

- Você tem doado um tempo de qualidade ao seu filho?

- Você tem se utilizado, acertadamente, de sua autoridade (sem brutalidade), para com seu filho, utilizando-se do SIM ou do NÃO, sem medo de que seu filho possa supor que você não o ame?


Pai, saber dizer NÃO, na hora certa é libertador para você e para seu filho; dizer a ele que espere, que tenha paciência, -agora não posso dar, -agora não é sua vez... 

Dizer que, primeiro vem o dever e depois vem o prazer é ensinar sobre 2 fatores da maturidade emocional: 

🥳 Adiar a satisfação do prazer: aprender a esperar sua vez! Saber esperar é ter no final, aquele momento único, exclusivo para você, atenção de excelência, olhar e escuta de amor!

🥹 Acolha o choro do seu filho, porém diga com sua autoridade afetuosa, que aquele não é o momento de ganhar, de ser presenteado ou de ter sua atenção, mas sim, de esperar, porque dessa forma a criança vai aprendendo a sentir e expressar emoções de forma natural e você, papai estará exercendo sua capacidade de controlar as suas emoções também, ambos aprendem um com o outro!


 Falta de empatia é não saber identificar e nem compreender as emoções do outro;


😌 Resistência à frustração, ou seja, saber aceitar ouvir o não, porque os pais precisam ter consistência naquilo que sabem e reconhecem ser o melhor para o seu filho; isso o fará forte e resiliente, mais preparado para enfrentar as adversidades oferecidas pela vida e você, mais à frente escutará comentários  iguais a: "como seu filho é gentil, inteligente, querido, solícito, simpático, interativo" tudo isso, por ensinamentos de regras e limites, pelo poder do NÃO e do ESPERE, e para isso, digo a você papai, não tenha pressa, não queira que passe logo, que o filho cresça rápido; saiba aproveitar cada fase, para que no futuro, não tenha a necessidade de rebobinar a fita da vida, com a sensação de: "eu poderia ter feito ou ter sido melhor ou diferente," faça hoje, diga agora, construa um presente  sólido, um caminho real, de possibilidades, com suporte e alicerces firmes... 💪🏼 e esse pai é aquele que educa, que cria, que se preocupa em dar esperança, amor, carinho e segurança seja ela emocional, espiritual ou financeira, aquele pai que abençoa, que propõe, sugere, debate, confronta... o pai adotivo, o avô, o tio, o padrinho ou o próprio genitor, mas que tenha ou seja o símbolo do que é pertinente a um herói, capaz de proteger ensinando o filho a SER  e não somente a ter, a ponto de você, papai, ser o PAI mais lindo, mais bem sucedido, mais forte e mais incrível do mundo (embora não seja kkkk) mas para seu filho SIM, você é, porque soube mostrar a existência de Deus que Criou e Amou a humanidade, que dá força e coragem para os pais e filhos que se perderam, seja para a morte ou para a vida, e agora, eu abraço e me solidarizo com os filhos que sentem falta dos seus pais (sou uma que sente muita falta do meu pai), e também dos papais que sentem saudades dos seus filhos... Que a paz de Deus nos tranquilize e encha os corações de gratidão pelo amor que existe e não se acaba, porque o amor VERDADEIRO entre pai e filho é eterno!


FELIZ DIA DOS PAIS!

🥳🎉🎁🎉🥳

Sobre a colunista


Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 


Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.



Foto: RaoniLiborio-UNICEF-Belém

Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News