Com o objetivo de valorizar e fortalecer a identidade cultural da região amazônica através de canções, o premiado músico, compositor e produtor musical Jeferson Mariano, está executando na Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macedo, localizada na rua Belo Horizonte, nº 1338, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, o projeto “Amazônia em Canto”.
O projeto beneficia 37 crianças que estão participando, desde o mês de abril, da Oficina de Canto Coral, que tem como repertório, músicas da série “Lendas Amazônicas”, extraído da obra musical do maestro Waldemar Henrique (1905-1995), e que contou com os arranjos para coral do maestro Nivaldo Santiago (1929-2021).
Além de contribuir para um pensamento decolonial e fortalecimento da identidade histórico-cultural, o objetivo deste projeto também é introduzir a musicalização na educação infantil e homenagear esses dois expoentes da música do norte, explica Jeferson Mariano.
“Entendemos que há uma necessidade urgente da conservação e reafirmação da nossa identidade, desta conexão que emana da floresta e que herdamos dos povos amazônidas. Com tantas informações externas, consumidas principalmente através das mídias digitais, este projeto é um instrumento para que seja possível que as crianças assimilem o contexto da cultura regional, que percorre o eixo de nossos valores e costumes. Consideramos que também compete à arte a manutenção da memória, da cultura e das tradições amazônicas, e por isso escolhemos a música como fio condutor desta experiência para as crianças”, afirma o produtor musical.
De acordo com a Gestora Marluce de Amorim Filipe, a realização do projeto “Amazônia em Canto” é a realização de um sonho de toda equipe da Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macedo, que sempre imaginou um dia incluir o ensino musical para as crianças da escola.
“Esse projeto é desenvolvido através de uma metodologia lúdica e divertida, trabalhando diferentes ritmos e músicas do repertório infantil. As crianças esperam ansiosas o momento das aulas. Com toda a experiência e habilidade do professor Jeferson Mariano, foi fácil conquistar a atenção das crianças. A musicalização alcançou até as crianças com dispersão e indisciplina. É notável a melhora no desenvolvimento e na concentração, explica a Gestora.
O projeto “Amazônia em Canto” foi contemplado pelo Programa “Manaus Faz Cultura 2022”, da Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
oab manaus OAB-AM amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça manaus esporte amazonas Projeto Voo Campeão expoartes cultura artesa amazonas manaus Festival Nema led show amazonas manaus procon-am black friday manaus denuncias amazonas natal manaus teatro aplicativo programação cultura atelie 23 musical Sebastião teatro ufam oportunidade sauim de coleira amazonas manaus seminário natal cultura manaus programação amazonas amazonas manaus literatura clube de madrugada
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....