A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea), lançou a obra “Aclea: 50 anos”, do jornalista Carlos Zamith, sobre a história da crônica esportiva do Amazonas, no domingo, (20), na Arena da Amazônia.
A imprensa esportiva marcou presença no lançamento, que contou ainda com todos os fundadores, além de parentes e amigos que acompanham a história da Aclea e do futebol amazonense.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a obra é mais que uma homenagem, pois eterniza o nome de um grande expoente da crônica esportiva amazonense. “Não estamos falando apenas de uma homenagem, mas a Prefeitura de Manaus está eternizando em uma obra literária a memória de quem fez grande diferença no futebol amazonense, como o jornalista Carlos Zamith e quem continua fazendo, como a associação que em mais de 50 anos atua para engrandecer o futebol em nosso Estado”.
O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, destaca a relevância da Aclea, que foi fundada no ano de 1956. “A Prefeitura de Manaus possibilitou que essa publicação se tornasse realidade, e faz chegar ao público um livro que, ao contar a história dos 50 anos da Aclea, conta também uma parte significativa da história do futebol amazonense”.
Batista ressalta que a política cultural da gestão David Almeida tem dado uma importância inédita para a literatura com as inovações nos Prêmios Literários Cidade de Manaus. “Somente nesta semana tivemos os lançamentos de 13 obras, dos ganhadores dos prêmios Literários e mais duas do projeto Memória Reencontrada”.
O presidente da Aclea, Paulo Roberto Pereira, conta a importância da associação que construiu uma história de êxito atestada por jornais e emissoras de rádio e testemunhada por milhares de aficionados pelo futebol do Amazonas. “Nesse intervalo de tempo, foi e continua sendo presidida, e também integrada por profissionais da comunicação que têm em comum, entre outras particularidades, a paixão pelo futebol e pela emoção da palavra”.
O filho do autor homenageado, Carlyle Zamith, contou como este lançamento é importante para manter viva a memória do grande cronista esportivo, que ainda é lembrado e valorizado pela sua contribuição para a literatura e história do futebol amazonense.
“Carlos Zamith foi um autor incrível e suas obras estão mais vivas do que nunca. É maravilhoso ver que a prefeitura está reconhecendo seu talento, mais uma vez, e dedicando um evento especial para o lançamento de seu livro. Tenho certeza de que seria uma honra para ele saber que seu trabalho está sendo celebrado, mesmo após tanto tempo”, pontuou.
mateus e cristiano manaus Nossa Senhora das Graças amazonas Gnos AM arte são paulo amazonas Macaca Guariba compras brasil cuidados black friday golples exploração sexual balneario camboriu jiu-jitsu investigação manaus amazonas novos contratos amazonas manaus RPE Parintins FC livros manaus ufam literatura doação manaus educação amazonas oportunidade cetam vagas iel manaus educação oportunidade manaus natal decoração amazonas largo de são sebastião diego bauer cinema filme manaus amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....