O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado lançou, na última semana, o Sistema de Proteção e Defesa Civil (Sispdec) e o Aplicativo Agente, que representam um avanço significativo na gestão de desastres no estado. O lançamento dos novos sistemas ocorreu na sede do órgão, localizada na avenida Urucará, número 183, bairro Cachoeirinha, zona sul, e contou com a participação de coordenadores da Defesa Civil de cada município de forma presencial e online.
O Sistema de Proteção e Defesa Civil é uma plataforma integrada e que permite a coleta, análise e compartilhamento de informações relacionadas a desastres naturais e situações de emergência. Essa nova ferramenta oferece uma visão em tempo real das condições climáticas, alertas de enchentes, deslizamentos de terra, incêndios florestais e outras ocorrências.
Já o Aplicativo Agente é voltado para equipes da Defesa Civil. Com uma interface intuitiva e funcionalidades avançadas, o aplicativo permite o acesso instantâneo a informações atualizadas sobre o nível dos rios, previsões climáticas e alertas a eventos adversos, possibilitando uma preparação e resposta mais rápida e coordenada.
O secretário executivo da Defesa Civil, cel. Francisco Máximo, destacou a importância dos novos sistemas para fortalecer o trabalho do órgão em todo o estado e pontuou sobre a rapidez no tempo de resposta de ocorrências em áreas mais afastadas dos municípios.
“O que nós estamos lançando hoje é um avanço muito grande. Para fortalecer o sistema, a Defesa Civil precisava do acesso à base de dados e informações, principalmente para dar suporte às coordenações dos municípios e promover a agilidade e economicidade nas ocorrências”, destacou o secretário executivo da Defesa Civil.
Idealizado pelo Departamento de Tecnologia e Informação da Defesa Civil, o aplicativo foi pensado nas necessidades de cada município do Amazonas, como explicou a chefe do departamento, Mirlene Souza. “Tanto o sistema Sispdec, quanto o Aplicativo Agente, foram pensados para amenizar e solucionar os problemas de cada local. Eles permitem que os agentes possam ir até os locais de risco, realizem os cadastros de moradores e coloquem os dados no sistema, fazendo com que a gente possa monitorar em tempo real aqui da capital”, destacou.
O coordenador do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Daniel Aguiar, comemorou os novos reforços, que serão utilizados na rotina de trabalho. “São inúmeros ganhos para o nosso município com esses lançamentos. Vamos utilizar essas ferramentas para agilizar os nossos serviços. Em Manacapuru, temos 198 comunidades ribeirinhas, e agora vamos conseguir nos aproximar ainda mais delas”, disse.
jair bolsonario investigação policia federal brasil manaus oportunidade amazonas peixe ads compra feira exportação economia amazonas manaus alemanha procon am amazonas manaus discriminação boi garantido amazonas festival de parintins parintins comissão pastoral da terra investigação imagem indigenas isolados manipulação amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça oab OAB-AM manaus manaus esporte amazonas Projeto Voo Campeão manaus cultura amazonas artesa expoartes led amazonas show Festival Nema manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....