Festival Amazonas de Dança ocupa espaços culturais de Manaus


Até sábado (02), o 11º Festival Amazonas de Dança (FAD) realiza atividades, entre palestras, oficinas e espetáculos, no Teatro da Instalação, Gebes Medeiros, Palacete Provincial e Largo de São Sebastião, além do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola. O acesso do público é gratuito.

Nesta edição, o FAD apresenta 16 espetáculos. Nesta segunda (28), a programação acontece no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro), com "Trouxas", de Iessa Ferreira, às 15h, e "Peito Vermelho", de Benner Siqueira, às 15h30. Já no Teatro da Instalação (Rua Frei dos Inocentes, no Centro) tem as obras "Perenal", de Gleice Medeiros, às 18h, "Curupiara", de Bianca Marques, às 19h, e "Amarelo Manga", de Lucas Rocha, às 20h.

Na terça-feira (29), o Teatro da Instalação recebe o público para a apresentação de "E Se", de Will Cruz, às 18h, "Lunária", da Cia Expressão & Vida, às 19h, e "Vozes do Silêncio", da Entrecorpus Companhia de Dança, às 20h.

O Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Tupinambá, Cidade Nova) é o ponto de encontro na quinta-feira (31), a partir das 19h, para a primeira fase da Batalha de Breaking. A final está marcada para sexta-feira (1º), 20h, com a premiação para o vencedor de R$ 1mil enquanto o segundo lugar leva R$ 500.

Ainda na sexta-feira tem FAD em Cena às 17h e o espetáculo "Oná", de Eduardo Cunha, às 19h.

No sábado (02/09), Festival Amazonas de Dança vai ocupar o Largo de São Sebastião, no Centro, com a cerimônia de encerramento, às 18h. O roteiro da noite conta com apresentação do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), dos bailarinos Ana Mendes, Marcos Vinicius, Maria Gomes e da produção da Cia Ballet da Barra, "Fragmentos Villa-Lobos".

Palestras e oficinas


Nesta semana, o Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, no Centro) vai sediar a programação de palestras e oficinas do FAD, assim como diálogos com os grupos contemplados e vivências com os representantes da dança homenageados nesta edição.

As vivências iniciaram na manhã de hoje, com Miguel Maia e segue com Dirley Duarte na terça, das 10h às 12h, e Adalto Guilherme Xavier Gil na quarta, das 14h às 16h.

Na terça-feira (29/08) tem diálogo com os contemplados das 13h às 14h e, na quarta (30/08), das 10h às 11h. Josimar Maciel comanda a oficina de terça-feira, das 14h às 16h, com “Dança Clássica para Corpos Contemporâneos”. Na quarta-feira (30/08), das 13h às 14h, tem palestra de Leo Scantbelruy, que fala sobre “Arte, autonomia, transgressão”.

Suzana Cláudia vem com a oficina “Danças populares nacionais: maracatu e instrumentos musicais” na quinta-feira (31/08), das 13h às 15h.

Na sexta-feira (1º/09), as oficinas ficam por conta de Juca Di Souza, com "Cenografia e Dramaturgia para Dança", das 10h às 12h, e Francis Baiard, com "Processo de Criação do Artista Autônomo", das 14h às 16h. Elizete Tikuna assume o espaço cultural das 13h às 14h, com a palestra “Arte, corpo e performance artística indígena”.

No sábado (02/09), das 13h às 15h, a companhia Artigo 5 Cia de Dança comanda a oficina “Danças Urbanas”.

O Festival Amazonas de Dança é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com coprodução do Fórum Permanente de Dança do Amazonas (FPDAM).

Fonte: com informações da assessoria de imprensa