A medida que a temperatura aumenta, o corpo tende a perder mais líquido, através da transpiração, para regular a temperatura interna. Com isso a nutricionista, Daíse Cunha, que atua no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Dr. Danilo Corrêa, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), ressalta a importância de compreender como o calor afeta a necessidade de hidratação e quais medidas devem ser tomadas nessa época do ano.
O período do verão com aumento de temperatura e sensação térmica ainda maior pode provocar mudanças corporais como: elevação da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, tonturas, perda de apetite e aumento da produção de suor.
Beber cerca de dois litros de água por dia, para adultos, é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para dias mais quentes o ideal é beber água mesmo sem sentir sede e fazer um cálculo de 30 a 35ml x o peso atual para ter mais exato a quantidade de litros de água para consumo individual. A nutricionista Daíse Cunha afirma que é essencial seguir esse procedimento.
“É fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo que a hidratação seja mantida ao longo do dia. A água ajuda a manter a temperatura corporal, favorece o conforto térmico e mantém o equilíbrio no caso de transpiração intensa”, inicia.
Em dias de calor é ideal consumir alimentos leves, como frutas, verduras e proteínas brancas que são de mais fácil digestão, além de ter sempre uma garrafa de água por perto para não esquecer de estar se hidratando.
Consequências e Prevenção
A desidratação pode causar sintomas leves e até gravíssimos, como: fraqueza, sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de atenção, sede excessiva, boca seca, falência renal e redução dos batimentos cardíacos. A especialista ainda destaca atitudes que podem ser feitas na tentativa de prevenção de desidratação.
“Para prevenir a desidratação o ideal é manter o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia e consumir alimentos com maior teor de água, como melancia, laranja, tangerina, evitar alimentos com excesso de sal e industrializados”, finaliza.
investigação brasil jair bolsonario policia federal amazonas oportunidade ads feira manaus compra peixe economia exportação alemanha manaus amazonas manaus procon am discriminação amazonas amazonas boi garantido parintins festival de parintins imagem indigenas isolados comissão pastoral da terra manipulação investigação OAB-AM amazonas oab manaus Jean Cleuter Simões Mendonça Projeto Voo Campeão manaus amazonas esporte amazonas expoartes cultura artesa manaus amazonas led show Festival Nema manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....