Em uma nova edição da Mostra de Cineastas Amazonenses, o Cineclube de Arte exibirá novamente, neste sábado (02), a mostra de filmes produzidos em Parintins. Intitulada “Parintins Cine”, a programação contempla 23 curtas-metragens, com 1, 4 e 5 minutos. A entrada é gratuita, com início às 18h30, no Cineteatro Guarany.
Produzidas entre 2002 e 2004, grande parte das produções são resultado de oficinas de cinema promovidas pela Amacine Futuros Cineastas para os festivais “UM Amazonas” e “Curta 4”. Já alguns outros fizeram parte do festival de cinema “Focaliza Parintins” em dezembro de 2022, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
De acordo com Z Leão, curador da mostra, é de extrema importância levar essa representatividade amazonense para as telas. “É importante que a própria população conheça e prestigie as obras que são daqui”, destacou o curador e cineasta, que atua em ações formativas realizadas em Manaus e no interior.
O grande destaque da mostra é o curta de um minuto “O Lamento”, do produtor Ray Santos. Por meio das redes sociais, o filme teve alcance nacional é o curta mais visto da mostra. Para Ray, é um momento de muita gratidão a todos que contribuíram com a produção. “É realmente um marco na minha carreira na área do audiovisual”, declarou.
O Cineclube de Arte é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem como objetivo fomentar a cultura no estado por meio do cinema e do audiovisual.
Confira a lista dos filmes selecionados:
“Insensatez” – Concy Rodriguez
“Aparelhos” – Katrine Apurinã
“Estrela e Coração” – Pedro Vieira
“Quero Paz” – Doug Henrique
“Consequências” – Felipe Andrew
“Não Nada” – Larissa Baraúna
“Monstro Do Lixo” – Kelly Sobral
“Frango” – Pedro Xisto
“O Lamento” – Ray Santos
“Jéssica.Com” – Concy Rodriguez
“Brincando Com Fogo” – Armando Queiroz e Admilson Santarém
“Ciclo Mortal” – Harald Dinelly
“A Princesa Do Mato” – Mª José Prata
“Pesadelo Da Paixão” – Doug Henrique
“Coração De Anjo” – Armando Queiroz
“Por Um Triz” – Concy Rodrigues
“Alegoria Da Preguiça” – João Áureo Lins
“Ray Vay” – Jones Hudson
“A Pequena Avatar” – Armando Queiroz
“Clamando Por Amor” – Alexandre Beraldo, Concy Rodriguez E Ronald Gama
“A Floresta é Minha” – Luciano Ribeiro
“Essência” – Aldo Cabral
“A Distância” – Geraldo Batista
brasil investigação jair bolsonario policia federal oportunidade manaus amazonas ads peixe compra feira economia amazonas manaus alemanha exportação amazonas discriminação procon am manaus festival de parintins boi garantido amazonas parintins indigenas isolados manipulação imagem comissão pastoral da terra investigação Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM manaus oab amazonas Projeto Voo Campeão manaus amazonas esporte manaus cultura amazonas artesa expoartes led show amazonas manaus Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....