A partir de hoje (01/09) o convite para cirandar ganha força com o início do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru, no Parque do Ingá. O complexo cultural, também conhecido como Cirandódromo, será tomado pelas cores lilás e branco da Ciranda Ciranda Flor Matizada. O espetáculo inicia às 21h30 podendo se estender por até 2h30. A entrada é gratuita.
O festival é realizado pelas cirandas com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manacapuru. A ordem das apresentações segue um modelo de rodízio anual, acordado entre as agremiações, portanto, no sábado (02/09), é vez da Ciranda Guerreiros Mura e, no domingo (03/09), a Ciranda Tradicional.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enaltece a valorização cultural do evento e o fortalecimento da cadeia produtiva formada por artistas atuantes nos mais diversos segmentos. “O Festival de Cirandas de Manacapuru preserva a identidade cultural do município, além de gerar emprego e renda a mais de 200 profissionais da classe artística envolvidos em trabalhos com as cirandas, iniciados meses antes do festival”, pontua o secretário.
“São compositores, aderecistas, técnicos de som, iluminação, músicos, costureiras e demais profissões que encontram campo de atuação. O comércio também fica aquecido, o turismo local e a visibilidade é dada ao município, em virtude do festival”, destaca o secretário.
Espetáculo
Neste ano, a Ciranda Flor Matizada defende o tema “Muricariuas”, e vem com o Cordão de Entrada formado por 40 integrantes e o Cordão de Cirandeiros com 60 pares, além dos itens oficiais que são pontuados.
A agremiação nasceu no bairro do Centro de Manacapuru, sendo a pioneira entre as cirandas com 43 anos de atuação.
Palco alternativo
Dando sequência à festa, shows de artistas conhecidos pelos manacapuruenses e com pelo público de Manaus serão realizados após o término das apresentações das cirandas. A cada noite, atrações diferentes sobem ao palco montado no estacionamento da Rodoviária de Manacapuru, ao lado do Parque do Ingá.
Na primeira noite de festa, se apresenta, a partir da 00h, o cantor Dieguinho Damasceno e, às 1h30, é a vez de Mikael e Banda. O acesso à festa também é gratuito.
internacional papa vaticano votação conclase Ginasta conquista prêmio Laureus Rebeca Andrade investigação menor de idade crime violencia manaus amazonas papa vaticano papa francisco fundação amazônia sustentável amazônia FAS cultura manaus show jorge e mateus amazonas caprichoso parintins lançamento touro negro album torcida azul e branco lima atletata Peru manaus amazonas Ana Paula gastronomia cultura comida manaus amazonas comida de boteco flamengo boca juniors vitória brasil basquete Champions League das Américas Amazonense Doriandson Talmaturgo medalha de ouro conquista New Breed Jiu-Jitsu Federation