Os investimentos do Governo do Estado no reforço do policiamento fluvial ampliam o trabalho das tropas de segurança no combate ao tráfico de drogas nos rios da região. A entrega de mais duas lanchas blindadas ao sistema de segurança pública do Amazonas, realizada pelo governador Wilson Lima, na última semana, deve garantir resultados promissores no combate ao narcotráfico no estado, a exemplo da maior apreensão de cocaína da história do Amazonas, em agosto deste ano.
“Essa estrutura permite que seja ampliada as navegações e o patrulhamento, na área dos rios Solimões e Japurá, mas temos a necessidade de dar cobertura no rio Negro e também no rio Madeira. Então essas estruturas vão ser usadas nessas unidades, podendo ser deslocadas para outras regiões do estado”, disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.
Ao todo, as forças de segurança passam a contar com sete embarcações no patrulhamento ostensivo para coibir ilícitos nos rios. As embarcações irão atender às demandas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) e foram projetadas exclusivamente para percorrer os rios amazonenses.
As lanchas blindadas têm 11 metros de comprimento e comportam até oito operadores equipados e mais 500 quilos de carga útil.
“Quando se ataca na fonte e no caminho que a droga percorre até a cidade, conseguimos reduzir os índices satisfatoriamente e trazer a sensação de segurança na capital e para as comunidades que vivem em nossos rios”, comentou o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do AM, coronel Bruno Azevedo.
As lanchas foram adquiridas pelo Governo do Amazonas, a partir do convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com recursos oriundos de emenda parlamentar da bancada federal do Amazonas.
Cada unidade está orçada em R$ 3,1 milhões, que totalizam de R$ 6,2 milhões. O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, enfatizou a importância do investimento para o trabalho dos agentes de segurança que atuam de forma integrada. “Essas lanchas vêm para somar com o nosso trabalho porque também preservam a vida dos nossos policiais e fortalecem o trabalho das Polícias Civil e Militar”, afirmou.
Apreensão recorde
Os investimentos do Governo do Amazonas nessa área ajudam na atuação das forças de segurança quanto à fiscalização e apreensão de entorpecentes e combate à pirataria.
No dia 25 de agosto, deste ano, uma operação da PC-AM resultou na apreensão recorde de cocaína no Amazonas. Cerca de 1,7 tonelada de drogas, entre cocaína e maconha; sete fuzis, munições, coletes balísticos e uma lancha no Rio Solimões, no município de Beruri (a 173 quilômetros da capital), foram apreendidos na operação.
policia federal jair bolsonario brasil investigação ads peixe oportunidade feira amazonas compra manaus amazonas exportação manaus alemanha economia procon am discriminação amazonas manaus parintins boi garantido amazonas festival de parintins manipulação comissão pastoral da terra investigação imagem indigenas isolados oab manaus amazonas OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça manaus esporte amazonas Projeto Voo Campeão amazonas cultura manaus artesa expoartes Festival Nema amazonas show led manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....