Estruturas de patrulhamento fluvial reforçam o trabalho de combate ao tráfico de drogas nos rios da região

Os investimentos do Governo do Estado no reforço do policiamento fluvial ampliam o trabalho das tropas de segurança no combate ao tráfico de drogas nos rios da região. A entrega de mais duas lanchas blindadas ao sistema de segurança pública do Amazonas, realizada pelo governador Wilson Lima, na última semana, deve garantir resultados promissores no combate ao narcotráfico no estado, a exemplo da maior apreensão de cocaína da história do Amazonas, em agosto deste ano.

“Essa estrutura permite que seja ampliada as navegações e o patrulhamento, na área dos rios Solimões e Japurá, mas temos a necessidade de dar cobertura no rio Negro e também no rio Madeira. Então essas estruturas vão ser usadas nessas unidades, podendo ser deslocadas para outras regiões do estado”, disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.

Ao todo, as forças de segurança passam a contar com sete embarcações no patrulhamento ostensivo para coibir ilícitos nos rios. As embarcações irão atender às demandas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) e foram projetadas exclusivamente para percorrer os rios amazonenses.

As lanchas blindadas têm 11 metros de comprimento e comportam até oito operadores equipados e mais 500 quilos de carga útil.

“Quando se ataca na fonte e no caminho que a droga percorre até a cidade, conseguimos reduzir os índices satisfatoriamente e trazer a sensação de segurança na capital e para as comunidades que vivem em nossos rios”, comentou o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do AM, coronel Bruno Azevedo.

As lanchas foram adquiridas pelo Governo do Amazonas, a partir do convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com recursos oriundos de emenda parlamentar da bancada federal do Amazonas.

Cada unidade está orçada em R$ 3,1 milhões, que totalizam de R$ 6,2 milhões. O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, enfatizou a importância do investimento para o trabalho dos agentes de segurança que atuam de forma integrada. “Essas lanchas vêm para somar com o nosso trabalho porque também preservam a vida dos nossos policiais e fortalecem o trabalho das Polícias Civil e Militar”, afirmou.

Apreensão recorde

Os investimentos do Governo do Amazonas nessa área ajudam na atuação das forças de segurança quanto à fiscalização e apreensão de entorpecentes e combate à pirataria.

No dia 25 de agosto, deste ano, uma operação da PC-AM resultou na apreensão recorde de cocaína no Amazonas. Cerca de 1,7 tonelada de drogas, entre cocaína e maconha; sete fuzis, munições, coletes balísticos e uma lancha no Rio Solimões, no município de Beruri (a 173 quilômetros da capital), foram apreendidos na operação.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa