A paixão pelas vendas está no DNA do empresário Fernando Ortiz. Fundador e CEO da F.Ortiz, empresa de negócios que atua na gestão de vendas com foco no segmento de equipamentos de EPIs e de Higienização & Limpeza, Fernando afirma que uma de suas principais características é a facilidade em manter relacionamentos interpessoais. “Gosto de conhecer pessoas”, confessa o empresário.
Talvez esteja aí um dos segredos do sucesso, além de uma boa dose de resiliência, para os negócios. Com mais de 20 anos de experiência e muita dedicação ao ofício, Fernando conseguiu transformar a F.Ortiz em uma referência no país, com vendas na casa dos R$ 250 milhões anuais – maior do que muitas indústrias no Brasil – e atuação junto a empresas como JBS, Friboi, BR Foods e Seara.
Filho de um representante comercial, o empresário paranaense aprendeu desde cedo que saber cativar a confiança das pessoas o levaria mais longe. “Meu pai dizia para mim que se eu soubesse cativar a alma das pessoas isso já faria uma grande diferença no segmento comercial”, lembra.
Fernando Ortiz estará em Manaus, no próximo dia 21 de setembro, para contar essas e outras histórias de sua trajetória empresarial, durante palestra marcada para acontecer no Teatro Manauara a partir das 19h, Intitulada “Empreendedorismo: Transformando Sonhos em Realidade”. A palestra faz parte da programação pelos 25 anos da empresa Pará Cabos.
Qualidade e defeito
Para Fernando, o bom relacionamento interpessoal está no topo das qualidades de um bom vendedor. “O ser humano gosta de fazer negócio com uma pessoa que ele estima. Tudo bem que amigos, amigos, negócios à parte, mas quando o cliente gosta de você e você trabalha com profissionalismo e diferenciação no atendimento, sempre encontrará oportunidades”, afirma Fernando.
Por outro lado, a apatia em relação a evolução profissional é apontada por ele como o maior perigo para a profissão “O maior defeito que eu acho que o vendedor tem é que chega num tempo que ele acha que sabe tudo. A grande maioria se acomoda, não procura melhorar como profissional, como pessoa. O grande perigo é cair na chamada zona de conforto”, aponta o empresário.
E para fugir dessa zona de conforto, há quatro anos Fernando resolveu buscar um novo aperfeiçoamento ao integrar o famoso G4 Club, um grupo composto por 150 membros, entre empresários, CEO’s e C-Levels de todo o Brasil, que busca a imersão na Gestão 4.0. Reunindo mais de 220 empresas nacionais, o grupo é responsável por um faturamento de mais de R$ 40 bilhões.
Motivacional
Foi no G4 Club que Fernando deu os primeiros passos no ramo das palestras motivacionais. Depois de participar de um podcast comandado pelo empresário Marcelo Toledo e contar sua história, ele passou a ser procurado para compartilhá-la com mais pessoas.
“A minha história é cheia de exemplos de resiliência. Eu recebi muito mais não do que sim e foram graças a esses nãos que eu cheguei onde estou. Hoje você tem como aprender muito mais rápido nesse ramo. Na minha época, no início da década de 1990, não havia nem cursos de gestão. Tive que aprender na raça, com os erros. Mas é através dos problemas que a gente consegue crescer”, destaca Fernando.
O empresário acredita que o Brasil ainda é um país de oportunidades para quem quer empreender. “Se for para a Europa o mercado já está maturado, nos EUA a concorrência é violenta. Aqui se você fizer o básico bem feito, já vai estar na frente de um monte de gente. O importante é lembrar que quando a gente faz a coisa certa, pode até demorar, o resultado aparece”, afirma.
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