A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (20), mandados de prisão e de busca no Amazonas e em cinco estados, contra a extração ilegal de ouro em terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas. A Operação Emboabas bloqueou mais de R$ 5,7 bilhões em bens dos investigados.
Os suspeitos retiravam ouro de regiões onde a mineração é proibida e, na sequência, declaravam que o metal havia sido extraído de áreas com permissão de lavra, segundo a Polícia Federal.
Nesta quarta, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, nas cidades de:
A Polícia Federal identificou indícios de contrabando de ouro para Europa após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 35 kg do metal, segundo a Polícia Federal. A PF informou que a pessoa pretendia entregar o produto a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.
Como o esquema funcionava
A investigação revelou que a organização criminosa adquire ouro de terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas. "E por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituídas", afirmou a PF.
Segundo a Polícia Federal, o principal alvo da operação faz o esquentamento do ouro por meio de um austríaco que se naturalizou brasileiro. O órgão destacou que o austríaco afirma ter mais de mais R$ 20 bilhões em barras de ouro em um suposto país independente criado pelo próprio investigado.
O processo de esquentamento é quando o ouro extraído de maneira ilegal entra no mercado nacional e internacional como legal.
Os investigados vão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal do ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e outros tipos penais.
Fonte: com informações do G1 AM
investigação jair bolsonario brasil policia federal amazonas feira peixe oportunidade compra ads manaus manaus alemanha amazonas economia exportação discriminação amazonas procon am manaus parintins festival de parintins amazonas boi garantido oab Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM amazonas manaus manaus amazonas esporte Projeto Voo Campeão cultura manaus artesa amazonas expoartes led Festival Nema amazonas manaus show manaus procon-am denuncias black friday amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....