No dia 7 de outubro, o Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, faz a primeira apresentação em Manaus, com “No me toquen esse valse”. O espetáculo abre a programação do 17º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), às 19h, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro), com acesso gratuito.
Segundo o presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Cleber Ferreira, o festival sempre teve como objetivo promover o intercâmbio entre os povos da Amazônia através das artes e do teatro. Ele reforça que esses povos se estendem pelo Brasil e alguns países da América Latina.
“A nossa intenção é que o FTA una esses teatros e, nessa edição, essa unicidade se expressará na presença de um dos mais importantes grupos teatrais da América Latina e do Peru, o Grupo Cultural Yuyachkani”, afirma o titular da federação.
O presidente da Fetam explica que Yuyachkani é uma palavra quéchua, que significa “estou pensando ou estou recordando”. Ele destaca que o grupo peruano tem mais de 50 anos de um trabalho ininterrupto, de um teatro político, que dialoga com grandes questões e com dramaturgos como Augusto Boal e seu Teatro do Oprimido.
“Vamos ter a honra de receber o espetáculo ‘No me toquen ese valse’, que vai trazer para Manaus e para o FTA o que há de mais primoroso no trabalho coletivo, político, no teatro de grupo que resiste às intempéries do tempo e nos fortalece a continuar fazendo teatro e unindo esse teatro da Amazônia”, comenta Cleber Ferreira. “Vamos apreciar também uma oficina com o Yuyachkani, que trará mais de 50 anos de experiências cênicas para os e as artistas participantes do festival”, finaliza.
FTA
O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, apresentado pela Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O Festival de Teatro da Amazônia traz 30 espetáculos na programação deste ano, são 15 na mostra Jurupari, 10 na mostra Ednelza Sahdo e cinco obras convidadas, além de concurso de dramaturgia, rodas de conversa, oficinas, vivências na periferia e projeto de mediação.
Fonte: com informação da assessoria
jair bolsonario investigação brasil policia federal manaus ads amazonas compra feira peixe oportunidade exportação manaus amazonas economia alemanha amazonas manaus procon am discriminação parintins amazonas festival de parintins boi garantido amazonas OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça manaus oab Projeto Voo Campeão manaus esporte amazonas cultura manaus expoartes amazonas artesa Festival Nema amazonas led manaus show black friday manaus amazonas procon-am denuncias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....