L
A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) divulgou os espetáculos selecionados para a 17ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA), que acontece de 7 a 15 de outubro. A lista de contemplados está disponível em fetam.com.br.
Foram selecionadas 15 produções na mostra Jurupari e 10 na mostra não competitiva Ednelza Sahdo. Neste ano, o FTA recebeu, no total, 216 inscrições para espetáculos, nas duas categorias.
“O Festival de Teatro da Amazônia está na 17ª edição com uma adesão cada vez mais crescente, o que pode ser comprovado pelo número expressivo de inscritos para os espetáculos”, afirma Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.
Marcos Apolo destaca que o evento está consolidado como o maior festival da região Norte do Brasil.
“É um evento que fomenta o movimento cultural, promove as artes cênicas no estado e, por meio das ações formativas, proporciona a troca de conhecimentos entre os artistas dos estados da Amazônia Legal e de outras regiões do País”, comenta o titular da pasta.
Espetáculos
Na mostra Jurupari foram contemplados “Caê”, de Santa Catarina; “O Arquipélago”, do Paraná; “Bertoldo, Estudo 1: O Tubarão que Queria Ser Gente”, do Amazonas; “Violento”, de Minas Gerais; “4,5,4,3...Um Passo Por Vez”, de São Paulo; “O Fabuloso Encontro dos Palhaços Piolin e Benjamim”, de São Paulo; “Desajustada”, de Santa Catarina; “São Jorge e o Dragão”, do Amazonas; “Sacarose”, de São Paulo; “A Mulher Monstro”, do Rio Grande do Norte; “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Beque”, do Amazonas; “Cabaré Chinelo”, do Amazonas; “Cordel do Amor Sem Fim”, de Roraima; “O Bode Quer”, do Ceará; e “Ainda Aqui”, do Rio de Janeiro.
Na mostra não competitiva Ednelza Sahdo estão “Vida Seca”, de Santa Catarina; “Contestados”, de Santa Catarina; “A Andarilha”, de São Paulo; “Desassossego”, do Amazonas; “Mar Acá”, de Roraima; “Andança da Morte e Dumzé”, de São Paulo; “O Homem da Cabeça de Papelão”, do Amazonas; “Hamlet Cancelado”, de São Paulo; “Exemplos de Bastião”, do Distrito Federal; e “Chica Fulô de Mandacaru”, do Amapá.
Os projetos foram analisados pela comissão de seleção, conforme os critérios de qualidade artística, técnica e estética; concepção do espetáculo; currículo ou portfólio do proponente; e originalidade da encenação. A comissão é formada por um representante da diretoria no processo curatorial, um servidor da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e um representante federado adimplente, sem participação em espetáculos.
"É importante para o teatro brasileiro ter um festival amazônico, para propiciar um encontro entre diversas dramaturgias, no sentido mais amplo, dramaturgia textual, corporal e cultural”, pontua Karla Martins, artista do Acre que compõe a curadoria do FTA. “O Brasil necessita desses encontros para ampliar a verdadeira ‘fotografia’ da cultura brasileira, onde o olhar se decoloniza, ao se reconhecer na diversidade da existência”.
Wlad Lima, integrante da curadoria, reforça que o tempo presente exige posicionamento político do teatro contra os racismos, discriminações e fobias socioculturais.
“O Teatro da Amazônia está vivo, vivíssimo por esforço próprio e a despeito de toda alienação infligida a nós pelos dispositivos culturais existentes”, define o curador que representa o Pará.
Para Márcio Braz, integrante do Amazonas na curadoria, o evento é lugar-território dos muitos saberes e fazeres da cena brasileira reunida na região.
“Mais um Festival de Teatro da Amazônia, que seja uma festa, de amor e democracia, luzes e poéticas”, destaca o artista.
Ações formativas
Foram selecionadas ainda as oficinas "Mulheres da Cultura - Do Projeto à Captação", de Rafaela Guimarães; e "Oficina de Teatro Lambe", de Gislaine Pozzeti.
Em “Mulheres da Cultura - Do Projeto”, Rafaela Guimarães vai oferecer aulas expositivas com base em três eixos: a produção cultural como mercado ativo na cidade de Manaus; formalização e legalização de um empreendimento cultural; e do Projeto, chamamentos e captação de recursos.
Já Gislaine Pozzeti traz como proposta a linguagem do teatro lambe-lambe para popularização e a ampliação de multiplicadores no Amazonas. O conteúdo da oficina conta com conceito e natureza do Teatro Lambe-lambe para o desenvolvimento de processos artísticos de casas de espetáculos: origem do teatro lambe-lambe, técnicas, casa de espetáculos, elementos cênicos, dramaturgia e materiais.
Equipe de apoio
A Fetam divulgou também o resultado do chamamento para a equipe de apoio durante o festival. Entre os selecionados estão Anna Carolina Angelo, Ana Carol Souza, Jordânia Damasceno, Valderes Souza, Bárbara Passos, Willas Rodrigues, Sissy Mendes, Carol Calderaro, Leilane Batista, Vitor Lima, Ariel Kuma, Mariana Silva e Cairo Vasconcelos.
Festival
Além dos espetáculos contemplados, cinco obras convidadas vão compor a programação do FTA, além de concurso de dramaturgia, rodas de conversa, oficinas, vivências na periferia e projeto de mediação.
As atividades vão acontecer em espaços como Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro, Largo de São Sebastião, Centro Cultural Barravento, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Casarão de Ideias.
O evento é apresentado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio das empresas Nubank, WEG e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A organização tem assinatura da Federação de Teatro do Amazonas.
acre ‘Vozes do Interior espetáculo manaus amazonas natal cultura amazonas programação natalina manaus Francisco Wanderley Luiz foguetes brasil atentado brasilia fogos exposição cultura fotos imagens amazonas manaus cultura curtas manaus amazonas filmes manaus amazonas millenium festival gospel programação manaus a mazonas festival gospel programação manaus concurso Uendel Pinheiro cultura aniversário show festival meia-noite acaba emprego serviço aguas de manaus oportunidade de emprego oportunidade manaus amazonas peixes periodo defeso pesca
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....