Entre os dias 5 e 8 de outubro, o Corpo de Dança do Amazonas leva os espetáculos “Rios Voadores” e “TA – Sobre ser Grande” ao palco do Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. As apresentações são inéditas na capital fluminense e fazem parte do projeto “Circulação Amazônica CDA 25 anos”. A entrada é gratuita.
O CDA é um dos corpos artísticos do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As apresentações estão inseridas no Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, que prevê investimentos para a ocupação das unidades, estimulando a democratização da cultura, por meio de uma programação diversa, a preços acessíveis.
Com a direção de Mário Nascimento, o CDA coroa a sua temporada nacional com a apresentação inédita no teatro do Rio. Ao longo de 25 anos de atuação, a companhia soma mais de 60 obras. “O CDA é uma das maiores companhias do Brasil, com obras realizadas com a participação de artistas convidados que, apesar de evidenciar a diversidade cultural, carregam a legitimidade da Amazônia. É a dança contemporânea do Amazonas, dando voz a nossa arte e cultura”, disse o titular da pasta de Cultura, Marcos Apolo Muniz.
Ainda pelo Programa de Ocupação Caixa Cultural, em 2024, a companhia percorre as cidades de Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
Espetáculos em cartaz
“Rios Voadores”, com apresentações nos dias 05 a 06 de outubro, às 19h, é um espetáculo de Rosa Antuña e traz à cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. O termo “rios voadores” representa um fenômeno onde uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano é somada à transpiração da floresta. O equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil depende do equilíbrio da floresta amazônica e da formação dos rios voadores.
O espetáculo “TA – Sobre ser Grande”, de Mário Nascimento, com apresentações nos dias 07 de outubro, às 19h, e 08 de outubro, às 18h, reúne bailarinos para representar uma tribo da etnia Tikuna e expressar o sentimento de ser da região Norte. Para os Tikunas, povo originário do Amazonas, TÁ significa grande. Uma expressão curta e carregada de sentidos, já que a língua para esses povos é parte deles, os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, além de revelar toda força de um povo que vive nessa amplitude, o Amazonas.
Para mais informações (21) 3509-9621 ou pelo www.caixacultural.gov.br
Fonte: com informação da assessoria
amazonas manaus mateus e cristiano Nossa Senhora das Graças amazonas arte Gnos AM Macaca Guariba são paulo golples black friday cuidados compras brasil manaus exploração sexual amazonas jiu-jitsu balneario camboriu investigação RPE Parintins FC manaus amazonas novos contratos ufam manaus literatura livros doação amazonas vagas oportunidade educação manaus cetam iel educação oportunidade manaus natal decoração manaus amazonas largo de são sebastião manaus diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc amazonas cinema filme
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....