O ritmo musical Beiradão foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após proposição do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O título foi oficializado por meio da lei n° 6.448 de 22 de setembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado.
Nascido nos beiradões dos rios do Amazonas, o ritmo se popularizou na década de 80, principalmente, no interior da região, embalando as festividades de várias comunidades. A batida é dançante e ritmada, tendo na base de suas composições instrumentos como o saxofone e a guitarra.
Os principais expoentes dessa expressão cultural, enraizada na identidade amazônica, são Teixeira de Manaus – descoberto pelo músico paraense Pinduca –, Oseas da Guitarra, Magalhães da Guitarra, Chiquinho David e Chico Caju.
Mais apoio ao movimento
Para o jornalista e músico Paulo Moura, um dos articuladores para que o Beiradão ganhasse o título de patrimônio cultural imaterial, o reconhecimento vai assegurar mais apoio à manifestação. “Através dessa lei, a minha luta e de tantos outros irmãos, agora, é vitória. Fica mais fácil, inclusive, de elaborar políticas públicas para o movimento”.
Beiradão também é filme
O filme intitulado “O áureo da música do Beiradão nas rádios manauaras (Difusora e Rio Mar) na década de 80” conta a história desse movimento e como o ritmo ficou tão popular no Amazonas. Com direção do jornalista Paulo Moura, a obra já participou de exibições em eventos, com o intuito de democratizar a cultura, segundo o próprio autor.
O longa está disponível no Youtube (https://www.youtube.com/
Fonte: com informação da assessoria
votação vaticano conclase papa internacional Rebeca Andrade prêmio Laureus conquista Ginasta manaus crime amazonas investigação menor de idade violencia papa francisco fundação amazônia sustentável FAS vaticano papa amazônia cultura show manaus jorge e mateus amazonas lançamento parintins caprichoso touro negro torcida azul e branco album amazonas Ana Paula lima manaus atletata Peru gastronomia comida manaus amazonas comida de boteco cultura brasil Champions League das Américas boca juniors flamengo basquete vitória New Breed Jiu-Jitsu Federation conquista medalha de ouro Amazonense Doriandson Talmaturgo