TOD - Transtorno Opositivo Desafiador


Vamos tentar ajudar os pequenos que dizem NÃO para tudo, onde NADA é bom, que tem um comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil, com figuras de autoridade, que os sinais persistem por 6 meses consecutivos, sempre com desafio ativo, discordando, dizendo que não vai fazer isso ou aquilo, resistente a regras, e que sentem prazer em contrariar; não reconhecem seus erros e apontam sempre o outro como responsável pelo que não deu certo; enraivece com facilidade e prejudica o convívio familiar, escolar e social, por ter a vontade de dominar o ambiente com agressividade, deixando o adulto num posicionamento constrangedor e sem argumentos convincentes para contornar a situação!


A criança com TOD, quer sempre ir na oposição para perceber a reação do outro, por isso desafia para instigar e ver a pessoa "sair do sério" e faz as coisas dentro de um script mental, conciliando as suas vontades com o jeito previsível do outro agir, e assim pode controlar até um adulto, o que é muito grave, porém contornável. É necessário entender que uma criança que age dessa forma, desobedecendo, desafiando e se opondo a tudo e a todos, está em busca de LIMITES, porque essa palavra-chave, oferece segurança e conforto, por isso vamos tentar arrumar essa bagunça, passo a passo, pois é desanimador conviver com uma criança de comportamento desafiador, e em constante oposição!


Se você acorda num ambiente totalmente escuro, porque não tem luz e precisa sair dele, o quê faz? Vai em busca de paredes para conseguir um limite e ir tateando até uma janela ou porta para que haja ou encontre a luz, não é? Partindo desse exemplo, vamos adotar regras, que serão as paredes do limite, das regras; mas antes de tudo, vamos começar assim:

1. Chame todos os envolvidos no processo para articular um método: todos falarão a mesma língua, serão regras e limites iguais, sem discordância para que não haja divergências nas ações. O quê for certo fazer, ninguém poderá mudar, porque lidar com agressividade, provocação e desobediência constante causa muito estresse aos pais, cuidadores e a todos os envolvidos, então a primeira estratégia positiva é reagir da maneira oposta à da criança, por mais que a vontade seja gritar, conter ou até dar umas palmadas e colocar de castigo... e por que? Porque se agir com hostilidade  você estará ofertando  o modelo que a criança com TOD está pedindo, para ficar mais e mais agressiva e o ciclo continuar ativo, por isso pelo menos tente agir com a paciência que puder ter;

2. Voltando ao exemplo das paredes do limite, vocês vão escolher 4 atitudes que naquela criança que precisam ser remodeladas, e que darão um norte para ela... serão 4 paredes, inicialmente. Ex: hora de escovar os dentes:  ao invés de perguntar ou sugerir a hora dessa ação necessária, você vai determinar, informar e dirigir a criança para REALIZAR a tarefa de escovar os dentes, colocando entonação e autoridade até na sua voz, com uma fala firme e consistente, firmeza no olhar, colocando explicitamente a regra: " Todos os dias, depois de comer, você VAI escovar os dentes, e manter essa regra firme e constante, pois assim ela vai perceber que essa "parede" é um limite que precisa ser respeitado e cumprido; outro exemplo: a partir de agora, você VAI segurar na minha mão, antes de atravessar qualquer rua, ainda que seja dentro de um estacionamento vazio, para que entenda a seriedade da segurança; outro exemplo de parede do limite: o uso da tecnologia 👉🏼 colocar um despertador que impõe o tempo limite para o uso e assim retirar o aparelho, obedecendo a regra e consistentemente será firme no propósito!


A princípio serão 4 regras, 4 paredes, 4 limites que serão colocados à criança, e a família será firme e não se importará com choros ou gritos porque se perceber a seriedade do propósito, a obediência às regras acontecerá, para se viver bem com todos e com ela mesma. Por uns dias será um desafio, mas a vida irá melhorar. No início comece com 4 regras e conseguindo resolver, coloque outras 4 atitudes que precisam ser modificadas!

3. Não faça comparações com outras crianças, não faça ameaças, ao contrário, busque o sucesso da sua criança com o reforço positivo!

4. Parabenizar os comportamentos bons, falando sobre o que é bonito no comportamento renovado dela;

5. Ofereça atividade física ou esporte que incentive a disciplina;

6. É necessário família e escola terem as regras bem definidas e assertivas com a criança diagnosticada com TOD;

7. Faça um quadro com rotina junto com a criança; organize o tempo e a atividade e assim estará ensinando a lidar com disciplina e frustrações mostrando que não é  como ela quer, mas como PRECISA SER; 

8. Dê carinho, ensine a proximidade, não a despreze porque essa atitude pode tão somente afastar a criança do convívio com outras pessoas;

9. Esse transtorno precisa ser tratado na infância para que aprenda habilidades sociais e saber lidar com regras e opiniões diferentes.


TOD é um desafio, mas persista no direcionamento e no afeto para o enfrentar a batalha e desenvolver na sua criança um bom caráter! 


Até à próxima semana! 👋🏼

Sobre a colunista


Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 


Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.


Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News