A Campus Party Amazônia começa nesta quarta-feira (10), no Studio 5, localizado na Zona Sul de Manaus. O evento acontece até o dia 15 de outubro com diversas atrações. Confira a programação abaixo.
O evento é considerado a maior experiência tecnológica em internet e terá três áreas com diversas atividades. O vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, é um dos principais nomes que vão participar da Campus Party Amazônia.
A programação completa do evento pode ser conferida através do site da Campus Party Amazônia.
A edição em Manaus é realizada pela Fundação Rede Amazônica e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Prefeitura de Manaus.
Confira as áreas do evento:
Área Open
Área aberta ao público em geral.
Campus Play
A Campus Play é um espaço focado em falar de games de forma divertida, direta e profissional, mostrando que existe muito mais entre os games e o mercado. A área receberá diversas atrações entre palestras e atividades ligadas aos jogos digitais, e-sports, stream e a profissionalização do universo de games.
Além disso, o espaço sediará quatro Campeonatos de Games. Entre os torneios disponíveis estarão: League of Legends, Valorant e CSGO, além de uma etapa seletiva da Taça das Favelas Free Fire, organizada pela Federação Amazonense de eSports e a equipe STAFF. Os campeonatos acontecerão entre os dias 12 e 15 de outubro.
Printer Chef
A CPAmazônia receberá o “Printer Chef”, um campeonato gastronômico de pratos feitos com alimentos produzidos em impressora 3D. A competição que terá a parceria com a Startup BioEdTech contará com workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento para na sequência os competidores produzirem seus pratos.
Divididos em quatro seletivas, duas por dia, os vencedores disputarão a grande decisão no dia 14 de outubro. Os pratos serão avaliados por chefs e influenciadores locais, que irão compor o júri. O vencedor receberá ingresso, com camping, para edição da CPBR16, além de passagem inclusa e vaga garantida para final da competição em São Paulo.
Campus Kids
A Campus Kids conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens e promover uma maior inclusão tecnológica deles. O espaço foi pensado para demonstrar ao público uma amostra das atividades que são desenvolvidas diariamente nos laboratórios Include em todo o Brasil.
Dentro da programação estão as oficinas: ROBÔ INSETO, na qual os participantes poderão desbravar o universo dos insetos robôs e suas funções, ao final terão construído seu próprio robô, que poderão levar para casa; CONSTRUA UM MINI DRONE QUE VOA DE VERDADE, em parceria com a Drone Lab Brasil, será realizado um workshop para os participantes construírem seu próprio drone.
Além disso, os professores mostrarão como baixar, customizar e imprimir o corpo do drone, por meio das impressoras 3D; e ANIMABOT: SEU PRIMEIRO ROBÔ, é uma oficina que tem como objetivo ensinar a construir um robô em MDF que reproduz movimentos parecidos com um animal.
Arena de Drones
Já tradicional na Campus Party, a Arena de Drones terá novidades nesta edição. A grande novidade desta edição é o Criaturas Voadoras”, na qual a equipe do Drone Lab Brasil utilizará toda a expertise do laboratório maker para criar criatura como tubarão voador, pássaro robótico, um cubo Borg inspirado na série Star Trek.
O espaço também terá um momento de aprendizagem para que surjam novos pilotos que queiram trabalhar no mercado de drones, com a possibilidade da criação de network para que prestadores de serviços possam contratar os futuros profissionais especializados.
Palco Fábrica de empreendedores
O palco realizado em parceria com o Sebrae receberá palestras e painéis, de empresários, empreendedores, e outras personalidades de Manaus.
Simuladores
Todos os anos os simuladores são uma atração à parte dentro da área open da Campus Party. Dois simuladores de carro e um avião caça estarão disponíveis para o público na Open Campus.
Principais palestrantes
Arena
11/10 – Quarta-feira (What´s Next)
20h30 – Bruce Dickinson – De estrela do rock a empresário (From Rock Star to Businessman)
Juntamente com sua personalidade de líder do Iron Maiden, Bruce Dickinson possui uma infinidade de experiências em negócios, empreendedorismo, mentoria e pensamento criativo. Tudo isso o torna único em seus campos profissionais em constante expansão e muito requisitado para compartilhar os segredos de sua proficiência, percepção e conhecimento.
12/10 – Quinta-feira (Palco TecToy)
13h – Ana Carolina Silva, Fernanda Rosa, Yasmin Ribeiro e Amanda Oliveira – Apresentação do projeto INMOOV: O robô humanoide em desenvolvimento. O painel abordará detalhes fascinantes sobre um projeto open source na área de robótica. Nesta apresentação, os participantes poderão conhecer mais sobre o INMOOV, um robô humanoide que está em processo de desenvolvimento.
12/10 – Quinta-feira (Palco Petrobras)
14h10 – Rodrigo Dantas – ABC+ Agricultura de baixo carbono
Rodrigo vai apresentar o Plano ABC+ de uma forma mais objetiva e direta destacando: Por que da existência do plano? Quais são as tecnologias preconizadas? Por que essas tecnologias? Qual o foco das ações do plano? Quais as metas do plano? Qual a estratégia de implementação? Como será o monitoramento da execução das ações? Como será o monitoramento da evolução das metas?
12/10 – Quinta-feira (Palco Petrobras)
15h35 – Elloa Guedes – Inteligência artificial para melhorar o mundo
A palestra apresentará soluções de IA desenvolvidas em colaboração da autora junto a outros pesquisadores. Demonstram o uso de métodos avançados de Machine e Deep Learning para resolver problemas cotidianos, melhorar qualidade de vida, mitigar doenças, fortalecer a agricultura e outros domínios.
12/10 – Quinta-feira (What´s Next)
17h30 – Paulo Pontes – Preocupação em implementação de Inteligência Artificial
Em 2023 com a liberação do ChatGPT, o mercado não fala em outra coisa que não tenha pelo menos uma IA envolvida. Isso se aplica também a segurança da informação. Nesta palestra iremos explorar algumas preocupações para quem pretende usar, implementar ou criar uma IA.
12/10 – Quinta-feira (What´s Next)
20h20 – Ramon Pires – Maritalk: o Chatbot brasileiro
Descubra como a startup Maritaca AI pretende revolucionar a indústria de IA com a MariTalk, um chatbot com modelo de linguagem especializado na cultura brasileira. O quarteto por trás da Maritaca AI treinou o modelo que hoje supera o ChatGPT em tarefas da língua portuguesa, e quer colocar o Brasil na corrida das IAs generativas.
13/10 – Sexta-feira (What´s Next)
13h – José Mário Fraga Miranda – IndiMap.org – protegendo terras indígenas brasileiras em tempo real
O projeto IndiMap é uma plataforma inovadora que monitora e divulga em tempo real possíveis ilícitos ambientais nas Terras Indígenas Brasileiras. O projeto utiliza dados abertos para criar uma plataforma web e compartilhar informações nas redes sociais, destacando-se pela geração de imagens e vídeos que mostram a transformação das áreas afetadas. Operando de forma automatizada, o IndiMap garante a divulgação contínua das notificações sobre ilícitos ambientais, visando à proteção das florestas e das culturas indígenas do Brasil.
13/10 – Sexta-feira (What´s Next)
14h10 – Tulio Condé – Inovação no coração da Amazônia: o barco voador da AeroRiver
Nesta palestra, o Condé vai apresentar a tecnologia inovadora de um barco voador, inspirado nos ecranoplanos russos, com o propósito de revolucionar a logística na vasta região da Amazônia. Além disso, será mostrado o case da startup brasileira Aeroriver, que está desenvolvendo o "Volitan", o primeiro veículo de efeito solo do Brasil, projetado para atender às necessidades específicas da região amazônica. Será abordado também a evolução técnica, os desafios e soluções implementadas, enfatizando a combinação de design avançado, engenharia de ponta e sustentabilidade.
13/10 – Sexta-feira (Palco Petrobras)
16h50 – Jorge Amorim - Produção sustentável e descarbonização na Amazônia
O painel vai mostrar sobre o projeto feito pela Petrobras na Província Petrolífera de Urucu, que fica a 650 km a sudoeste de Manaus. Ali, a companhia construiu a Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM) e desenvolve atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural com total respeito ao meio ambiente, com foco na qualidade dos processos e atenção à saúde e segurança dos trabalhadores.
13/10 – Sexta-feira (Palco TecToy)
17h30 – Jesaias Arruda - Bemol Digital: Inovação e impacto social na Amazônia
A Bemol Digital é a frente de tecnologia da Bemol, a maior varejista da Região Norte, e tem o propósito de criar soluções inovadoras e de grande impacto social na Amazônia. Nessa palestra, iremos descobrir com a Bemol Digital tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e social da Região.
14/10 – Sábado (Palco Petrobras)
12h20 – João Fernandes – A sustentabilidade e inovação em grandes eventos da Amazônia
A palestra convida a pensar em novos formatos de eventos, trazendo cases de eventos culturais com grandes parceiros. Potencializando o impacto, novos materiais e possibilidades ainda maiores de imersão.
14/10 – Sábado (What´s Next)
14h10 – Philip Fearnside – Ameaças aos serviços ambientais da Amazônia
Serviços ambientais, como a reciclagem de água que é transportada para o sudeste brasileira pelos “rios voadores”, a manutenção de estoques de carbono que evitam que o aquecimento global passasse um ponto de não retorno, e a manutenção da biodiversidade, assim como os povos tradicionais da Amazônia, são ameaçados por desmatamento, incêndios florestais e mudanças climáticas. Embora perder estes serviços seria catastrófico para o Brasil, o país continua com obras e políticas que levam nesta direção.
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo.
O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.
Fonte: com informações do G1 AM
Nossa Senhora das Graças manaus mateus e cristiano amazonas Macaca Guariba arte amazonas Gnos AM são paulo brasil black friday cuidados golples compras exploração sexual amazonas balneario camboriu investigação jiu-jitsu manaus manaus RPE Parintins FC novos contratos amazonas manaus indigenas isolados mpf funai amazonas ufam livros literatura manaus doação amazonas cetam educação vagas oportunidade manaus manaus educação oportunidade iel largo de são sebastião manaus natal decoração amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....