Nossa personalidade é composta parte pela genética, e outra parte pela forma como fomos criados, e tanto uma como a outra fogem do nosso controle, por isso não podemos ter a pretensão de querermos mudar alguém, modificar a natureza de uma pessoa, portanto, para se manter um bom convívio, o melhor mesmo é tentar entender como as pessoas funcionam a aprender a lidar com elas!
Existe a validação de um estudo/modelo chamado big five que relatam 5 traços de personalidade, a saber:
1° traço - Receptividade: relaciona-se com a curiosidade, ideias novas, pessoas receptivas gostam de conhecer coisas, lugares e outras pessoas; tendem a ser sonhadoras e aventureiras; em contrapartida já existem pessaos que são apegadas a hábitos e rotinas, honrando as tradições, e por isso não se arriscam por não serem movidas a impulsos e sim a dados.
2° traço - Meticulosidade: refere-se a como uma pessoa realiza suas atividades, vivendo muita atenta aos mínimos detalhes, segue cronogramas, planos e é programada, podendo ser vista como perfeccionista e controladora; por outro lado, existem pessoas com hábitos contrários, que trazem consigo ideias mais amplas, não segue nada sistemático, programado e geralmente é reconhecida como uma pessoa desorganizada.
3° traço - Extroversão: trata-se do quanto a pessoa vai se sentir desgastada ou renovada ao interagir com os outros; um alto nível de extroversão garante à pessoa que seja falante, por sempre saber iniciar uma conversa, pois têm muito assunto, sempre estão antenadas nos acontecimentos, sendo mais assertivas e sabendo expressar suas opiniões e podem ser interpretadas como alguém que "quer chamar a atenção"; já a pessoa introvertida dá preferência por ficar sozinha, gosta da privacidade e é muito seletiva para conversas e amizades; existem também aquelas que são ambivertidas, que se comportam de acordo com a situação, não aderindo a nenhum extremo.
4° traço - Cordialidade: refere-se a quanto você tem facilidade em se dar bem com as outras pessoas, podendo confiar facilmente e aceitando os trabalhos em equipe, por outro lado, um baixo nível desse traço, apresenta elevada desconfiança nas intenções dos outros e tem dificuldade em se relacionar.
5° traço - Neuroticismo: um nível alto desse traço deixa a pessoa altamente preocupada o tempo todo, seja com problemas de fácil resolução ao mais complexo, com mudança de humor frequente, o que difere do menos neurótico que tende a ser mais equilibrado emocionalmente, conserva sua mente mais calma e relaxada, com soluções positivas para o futuro e até ajudam os outros quando algo dá errado.
Resumidamente, esses são os 5 traços de personalidade... e então, qual desses você se identifica?
Até à próxima semana! 🥰🫶🏼
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
amazonas ‘Vozes do Interior manaus acre espetáculo manaus cultura natal programação natalina amazonas foguetes fogos Francisco Wanderley Luiz brasil atentado brasilia exposição imagens amazonas cultura manaus fotos cultura manaus curtas filmes amazonas manaus millenium festival gospel programação amazonas manaus festival gospel manaus programação a mazonas concurso aniversário Uendel Pinheiro show festival meia-noite acaba cultura emprego oportunidade de emprego oportunidade aguas de manaus serviço amazonas periodo defeso manaus peixes pesca
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....