Você é autoconfiante?



Você pode desenvolver, dia a dia, esse instrumento que está dentro das nossas mentes, porque significa sair do mundo das ideias para a prática, a ação... quer exemplos? Falar em público, paquerar alguém, apresentar um seminário em sala de aula, enfrentar o trânsito, pedir uma informação, contar uma piada em público, ter uma entonação de voz mais ativa, realizar uma prova em concursos... pois é, simples para alguns e tão desafiadoras para outras pessoas; por isso, vão aqui algumas orientações para todos conseguirmos melhorar nossa autoconfiança!


✅ Perceba e valorize suas conquistas, por mais simples e menores que sejam; faça uma lista do que conseguiu conquistar; quais os enfrentamentos já foram realizados na sua caminhada; escrever serve para visualizar e internalizar mais claramente... revise mês a mês, para engrossar essa lista com novas conquistas, e tome posse dos seus atos através da escrita!


✅ Relembre e memorize os seus momentos de superação, para que você possa materializar seus méritos! Dê os parabéns a você mesmo 👏🏼 pois quando nos elogiamos, ficamos prontos a perceber no outro, os valores também. Aquele sentimento mesquinho de inveja e menos valia, tende a sumir, desaperecer, porque agora você percebe que em si, tem tanto valor, que o fazer do outro vai agregar ao seu, e não tirar o seu lugar! Seja confortável em ser quem você é, porque no baú das suas memórias, vai encontrar histórias e situações que nem percebeu o quão grandiosas foram e por isso as classifica como insignificantes.

Nosso cérebro tem uma ligação com o que pensamos ser, com a forma que nos comportamos; se eu acredito que sou autoconfiante e me convenço dessa verdade, a tendência é que eu me comporte de um jeito mais firme e com reforço positivo!


✅ Ser autoconfiante não significa ser destemido... não somos heróis imbatíveis, apenas encontramos forças interiores para ultrapassar esses medos, e ousar dar um passo após o outro; quem não sente medo de arriscar, não é autoconfiante, é sim um irresponsável que não mede consequências, porque o medo dá noção das estratégias a seguir, é um norte, o freio necessário para evitar graves acidentes, mas não pode ser um anestésico que nos paralisa... use quando necessário!


✅ Preparar-se para o quê se quer conquistar - tem que praticar, treinar, quanto mais se preparar, mais autoconfiante se sentirá, mental principalmente: acomode-se num lugar agradável, silencioso e mentalize a conquista que está buscando; crie uma cena e faça reflexões para treinar seu cérebro... são estratégias mentais que irão provocar a ativação neurológica.


✅ Obrigue-se a viver novas experiências, porque somos cercados de potencialidades e habilidades... um músculo precisa ser desenvolvido co treinamentos, aprendendo novos talentos, dando asas para novas oportunidades... se fosse fácil, não seria um desafio, portanto arregace as mangas e siga!


✅ Aceite os seus pontos fracos - tire sua máscara, pare de representar um personagem, seja fiel a você; acolha suas mãos suadas e frias, as "borboletas" na barriga, o coração acelerado, pernas trêmulas, o branco que por vezes apavora: não se envergonhe, ao contrário... verbalize, diga que está nervoso ou desconfortável, isso é acolher-se e aceitar-se para poder mudar e melhorar. Ser vulnerável e poder assumir diante do outro, vai apenas mostrar o quanto todos temos nossos medos e somos passíveis de alguma fragilidade, e o que atrai nos outros é nossa humanidade!


Vamos matar os fantasmas que nos assombram? Conto com você! Autoconfiança e seja sua prioridade nesse processo! 


Até à próxima semana 😉❤‍🔥

Sobre a colunista


Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 


Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News