Com o título "Diferentes Olhares Sobre o Mundo", o Colégio Martha Falcão lança, na manhã deste sábado (28), mais uma edição do livro Novos Talentos, uma coletânea de textos escritos pelos alunos. O evento acontecerá às 8h30, no auditório Nelson Falcão, localizado na sede da instituição, na avenida Salvador, 455, Adrianópolis. Neste ano, o projeto completa 23 anos e celebra o incentivo à leitura e escrita, além de dar voz às crianças e adolescentes.
A diretora do Colégio Martha Falcão, a professora Nelly Falcão de Souza, destaca que o Novos Talentos é apenas uma das iniciativas da instituição realizadas ao longo do ano e que busca ampliar horizontes e apresentar um novo universo aos seus alunos.
E é essa perspectiva de mundo que a edição Novos Talentos desse ano vai traduzir por meio de palavras. O livro traz a ótica dos alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre preocupações com relação a problemas sociais e ambientais.
"Além disso, a leitura e a escrita ainda contribuem para o desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimula a linguagem oral e amplia a capacidade criativa das nossas crianças e jovens", comenta a educadora.
O prefácio do livro deste ano foi escrito pela professora amazonense Raimunda Gil Schaeken. Durante o lançamento do Novos Talentos, a educadora também estará lançando um livro de sua autoria, o "Feliz Por Ser Professora".
Raimunda é membro da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), da Academia de Letras e Culturas da Amazônia, e da Academia de Letras do Brasil/AM.
"No Novos Talentos, os textos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, as crianças falam da expressão do amor e felicidade pessoal, amor ao colégio, onde se aprende a solidariedade, o respeito, o amor e o cuidado com a natureza", conta a professora.
Na sequência, os textos expressam preocupação com a fome, violência, bullying nas escolas, e guerra entre nações. "E trazem sugestões de como salvar o mundo, semeando o amor, a ajuda ao próximo, o cuidado com os animais e o planeta", disse Raimunda.
Já os alunos do Ensino Médio destacaram os impactos da invisibilidade social e a intolerância. Os textos sugerem a necessidade de diálogo entre a sociedade e o Estado, além de ações que visam a conscientização da população, sobretudo da juventude, a respeito dos direitos e deveres humanos, e da desigualdade social, e salarial do Brasil.
Fonte: com informação da assessoria
manaus amazonas oab OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça Projeto Voo Campeão amazonas manaus esporte expoartes manaus amazonas cultura artesa manaus led show Festival Nema amazonas amazonas procon-am manaus black friday denuncias natal aplicativo programação manaus teatro Sebastião cultura musical teatro atelie 23 seminário ufam manaus amazonas oportunidade sauim de coleira programação manaus natal cultura amazonas clube de madrugada manaus literatura amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....