Os cidadãos do Amazonas que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), já podem solicitar a versão digital do documento por meio do aplicativo gov.br. A CIN Digital é segura e oferece facilidades ao usuário, como portar um menor volume de documentos e evitar a perda da identidade.
Podem fazer o download da CIN Digital aqueles que obtiveram o documento físico de acordo com o novo modelo. O aplicativo gov.br está disponível na Google Play Store (para dispositivos Android) e App Store (para dispositivos iOS).
De acordo com a investigadora da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e gerente civil do IIACM, Kristiane Lima Eliziário, a CIN Digital tem a mesma validade da CIN em formato físico.
“A CIN Digital tem a mesma força, legalidade do documento impresso. As pessoas que já estão com o novo documento em formato físico podem usufruir das mesmas vantagens com o digital. Inclusive, ter o documento no smartphone é uma opção segura, que permite ao cidadão transitar com o menor volume de coisas ou documentos, uma vez que é um item que milhares de brasileiros possuem”, ressaltou Kristiane.
Ainda conforme a investigadora, o cidadão pode baixar a CIN Digital no tempo mínimo de 24 horas do recebimento da CIN física, entregue no PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), ou tempo hábil para o desbloqueio no sistema. Com o documento baixado, o cidadão poderá imprimi-lo e usar como a identidade original.
A CIN Digital é mais um serviço do Governo Federal e do Governo do Amazonas.
Vantagens
A CIN Digital oferece vantagens para os cidadãos e para o Sistema de Segurança Pública, tais como praticidade e agilidade, pois permite ao usuário ter a CIN na palma da mão a todo tempo; segurança, uma vez que utiliza recursos avançados como a criptografia, para proteção dos dados pessoais do cidadão; e possibilidade de compartilhamento, promovendo facilidade na hora de apresentar o documento, sem necessidade de fotocópia, podendo ser compartilhado diretamente do app gov.br.
Passo a passo
Para as pessoas que já estão em posse da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas e desejam ter a versão digital do documento, basta seguir os seguintes passos:
1) Baixe o aplicativo do site/plataforma gov.br em seu smartphone e crie a sua conta, caso ainda não tenha;
2) Abra o aplicativo do gov.br e siga as instruções para realizar o cadastro e associar sua versão digital da CIN ao aplicativo. É necessário ter o Selo Prata ou Ouro associado ao cadastro. Todas as informações são esclarecidas durante o cadastramento;
3) Após fazer o login, selecione a opção “Carteira de Documentos”;
4) No Menu principal clique em “Adicionar documento”;
5) Selecione a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista de documentos apresentada.
Pronto! Agora você acessa seus documentos digitais com a mesma validade do documento físico.
Fonte: com informação da assessoria
investigação policia federal jair bolsonario brasil feira ads amazonas oportunidade peixe compra manaus manaus alemanha economia exportação amazonas amazonas manaus procon am discriminação amazonas festival de parintins boi garantido parintins investigação indigenas isolados manipulação comissão pastoral da terra imagem amazonas OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça manaus oab esporte manaus amazonas Projeto Voo Campeão manaus cultura artesa amazonas expoartes Festival Nema manaus led amazonas show
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....