A exposição “Nodas de uma navalha / cortes em quatro tempos”, que integrará o LambesGoia – Festival Internacional de Lambe-Lambe (@lambesgoia.festival), em Goiânia, vai contar com a participação da arte de 15 artistas amazonenses.
Integrantes do Coletivo Artivismo, os artistas do Amazonas foram convidados pela Lambes Brasil (@lambesbrasil), que é a parceira do festival. A exposição inaugura nesta quinta-feira (09/11), no Centro Cultural Cora Coralina, em Goiânia.
A participação amazonense será composta por um mural coletivo voltado para a presença, feitura e prática do lambe-lambe, que consiste na intervenção urbana mais democrática que existe. Basta criar uma arte/cartaz e colar em um muro, poste, lixeira.
Com curadoria de Victor Zagury, a exposição destaca o trabalho de 15 artistas amazonenses: Zag (@zag.vsc), Alex @rivotrist), André Hullk (@andrehullk), Samara Souza (@samarasoux), Turenko Beça (turenkoland), Sarah Campelo (@sarahcampelo_), Ana Julia (@collart.mao), Denis LDO. (@denis.ldo) Jander Manauara, (@jandermanauara) Isis (@isisdemanaus) Paloma silva, (@poetisa.te) Fronteira Imaginária (@fronteiraimaginaria), Dighetto (@dighetto), Dayane Cruz (@artista.day) e Nathan igual (chyberton).
As obras do Amazonas serão apresentadas em um mural assinado pelo Coletivo Artivismo. De acordo com o curador Victor Zagury, os artistas locais trazem consigo uma rica diversidade de estilos e técnicas, refletindo a riqueza cultural e a identidade única de Manaus.
"Traços da Cidade: A Expressão Artística nas Ruas de Manaus" é o título do mural assinado pelo coletivo artivismo. Segundo Zagury, trata-se de uma oportunidade para os visitantes mergulharem no universo artístico urbano de Manaus, explorando o diálogo entre a cidade e suas manifestações criativas.
As obras expostas abraçam temas variados, desde a natureza exuberante da região amazônica até questões sociais e políticas relevantes. Para o curador, a relação simbiótica entre a área urbana e o ambiente natural é fundamental para a identidade e a sustentabilidade da cidade. Afinal, Manaus possui uma conexão íntima e vital com o rio e a floresta amazônica que a cercam, na opinião de Victor Zagury.
Crítica social e engajamento
Zagury fala ainda sobre os critérios utilizados em sua curadoria: “Como a exposição é feita a partir do projeto Artivismo, os critérios de escolha foram obras com um senso de crítica social referente ao Norte, ao Amazonas, combinando a expressão dos artistas e o ativismo político na obra”, definiu.
O engajamento político e social dos artistas também é uma das características do coletivo cuja arte chega a Goiânia. “Muitos dos artistas então engajados em campanhas sociais e mudanças climáticas, buscando promover a transformação social através da arte”, afirma.
Outro veterano que embarcou no coletivo, o artista Turenko Beça se diz feliz de ter sido lembrado pelo Coletivo Artivismo. “Houve esse convite para eles participarem, e eu recebi o convite do convite, meio que estou indo junto com a molecada, porque eu tenho uma relação com eles e tudo, mas eles têm uma importância muito grande nesse momento”, elogia Turenko.
Para Turenko, trata-se de uma oportunidade de rejuvenescer com uma nova geração de artistas. “Eu fico feliz de ter sido lembrado, e de poder estar acompanhando essa exposição. É um pessoal que tem uma cabeça boa, que faz a diferença, que é do movimento cultural. Estou muito satisfeito de estar podendo rejuvenescer um pouco com a molecada”, comemora.
Coletivo Artivismo
O Coletivo Artivismo surgiu a partir de ações de rua na zona Leste de Manaus. Essas ações combinaram expressões artísticas e ativismo político, buscando promover transformação social e conscientização por meio da arte. O coletivo utiliza conexões com artistas de outros grupos e usa diversas formas de manifestação artística, como grafite, lambe-lambe, fotografia e intervenções urbanas, para abordar questões sociais, culturais e ambientais relevantes para a comunidade local.
Além das intervenções urbanas, o Coletivo também realiza exposições em galerias, espaços culturais e periféricos de Manaus, proporcionando um ambiente propício para a apreciação e reflexão sobre a arte de rua. As exposições abordam temas relevantes que instigam a conscientização, a expressão artística de quem vive no norte, incentivando o público a se envolver ativamente na transformação social.
investigação jair bolsonario policia federal brasil compra amazonas ads manaus feira peixe oportunidade economia amazonas manaus exportação alemanha discriminação procon am amazonas manaus boi garantido amazonas festival de parintins parintins Jean Cleuter Simões Mendonça oab manaus amazonas OAB-AM esporte amazonas manaus Projeto Voo Campeão artesa manaus expoartes cultura amazonas Festival Nema led amazonas manaus show denuncias manaus black friday amazonas procon-am
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....