O temperamento vem com uma definição de como cada pessoa sente, age e pensa, ajudando a identificar a tendência de comportamento, tornando mais fácil conduzir as reações, perante os estímulos externos!
Tudo começou com o grego Hipócrates, por volta dos anos 400 A.C. Acreditava que as pessoas são divididas em 2 características: a quentura e a umidade, que quando unidos formam 4 temperamentos distintos, baseados nos 4 elementos: fogo, terra, água e ar que representamcada um deles.
O colérico representado pelo fogo, busca sempre se expandir, liberando energia e são estimulados pelas adversidades, com grande habilidade para liderança e gostam de desafios; como o fogo são explosivos e objetivos, mas precisam treinar sua humildade, por causa da soberba; o fogo descontrolado pode acabar com a vida das pessoas, mas quando controlado, aquece e dá segurança. Portanto, a pessoa colérica quando não controlada, torna-se manipuladora, impaciente e dominadora, mas quando controlada é centrada, decidida e confiante, levando a grandes conquistas pessoais.
O melancólico é representado pela terra e são pessoas sólidas, que usam o repouso e a resistência, são analíticas, persistentes e não se envolvem com facilidade. Comparado à terra alagada, a pessoa melancólica, quando não controlada, pode ser pessimista, crítica e antissocial, mas quando desenvolvida, torna-se obstinada, sensível, leal e se cobra muito; são talentosas, criativas, boas para analisar perigos e podem ser egoístas e inflexíveis.
O fleumático é representado pela água e são pessoas sonhadoras, pacíficas e dóceis; gostam de rotinas, do silêncio e raramente perdem o controle porque avaliam tudo antes de agir e são pacientes, observadoras e disciplinadas; preferem não dar opiniões em público e não reagem bem às críticas, sabem ser discretos e guardam segredos, mas precisam trabalhar a resistência às mudanças e são indecisos, não gostam de brigas, e não ficam irritadas porque possuem uma certa frieza emocional; são racionais, lógicos e têm foco nas atividades, mas algumas vezes vai precisar de alguém que os impulsionem.
O sanguíneo representado pelo ar - são pessoas extrovertidas e sensíveis, não passam despercebidos em nenhum local, pela sua espontaneidade e interação, fazem gestos largos e falam bem em público; os pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas, envolventes, alegres e liberam energia, são falantes e animados, mas precisam melhorar sua impulsividade, a falta de atenção, superficialidade e o exagero; podem parecer infantis, mas não por falta de maturidade, mas por serem brincalhonas e gostarem de ser o centro das atenções, mas por vezes inseguras!
Temperamento é o tempero da vida de cada um, resta sabermos dosar na medida certa! 😉
Com qual deles você se identificou?
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
manaus OAB-AM oab amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas Projeto Voo Campeão esporte manaus artesa cultura manaus expoartes amazonas led amazonas Festival Nema manaus show manaus denuncias amazonas procon-am black friday natal manaus aplicativo teatro programação teatro atelie 23 musical Sebastião cultura ufam seminário amazonas sauim de coleira oportunidade manaus amazonas cultura programação natal manaus amazonas manaus literatura clube de madrugada
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....