Qual temperamento faz seu tipo? Descubra o seu


O temperamento vem com uma definição de como cada pessoa sente, age e pensa, ajudando a identificar a tendência de comportamento, tornando mais fácil conduzir as reações, perante os estímulos externos!

Tudo começou com o grego Hipócrates, por volta dos anos 400 A.C. Acreditava que as pessoas são divididas em 2 características: a quentura e a umidade, que quando unidos formam 4 temperamentos distintos, baseados nos 4 elementos: fogo, terra, água e ar que representamcada um deles.


O colérico representado pelo fogo, busca sempre se expandir, liberando energia e são estimulados pelas adversidades, com grande habilidade para liderança e gostam de desafios; como o fogo são explosivos e objetivos, mas precisam treinar sua humildade, por causa da soberba; o fogo descontrolado pode acabar com a vida das pessoas, mas quando controlado, aquece e dá segurança. Portanto, a pessoa colérica quando não controlada, torna-se manipuladora, impaciente e dominadora, mas quando controlada é centrada, decidida e confiante, levando a grandes conquistas pessoais.


O melancólico é representado pela terra e são pessoas sólidas, que usam o repouso e a resistência, são analíticas, persistentes e não se envolvem com facilidade. Comparado à terra alagada, a pessoa melancólica, quando não controlada, pode ser pessimista, crítica e antissocial, mas quando desenvolvida, torna-se obstinada, sensível, leal e se cobra muito; são talentosas, criativas, boas para analisar perigos e podem ser egoístas e inflexíveis.


O fleumático é representado pela água e são pessoas sonhadoras, pacíficas e dóceis; gostam de rotinas, do silêncio e raramente perdem o controle porque avaliam tudo antes de agir e são pacientes, observadoras e  disciplinadas; preferem não dar opiniões em público e não reagem bem às críticas, sabem ser discretos e guardam segredos, mas precisam trabalhar a resistência às mudanças e são indecisos, não gostam de brigas, e não ficam irritadas porque possuem uma certa frieza emocional; são racionais, lógicos e têm foco nas atividades, mas algumas vezes vai precisar de alguém que os impulsionem.


O sanguíneo representado pelo ar - são pessoas extrovertidas e sensíveis, não passam despercebidos em nenhum local, pela sua espontaneidade e interação, fazem gestos largos e falam bem em público; os pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas, envolventes, alegres e liberam energia, são falantes e animados, mas precisam melhorar sua impulsividade, a falta de atenção, superficialidade e o exagero; podem parecer infantis, mas não por falta de maturidade, mas por serem brincalhonas e gostarem de ser o centro das atenções, mas por vezes inseguras!


Temperamento é o tempero da vida de cada um, resta sabermos dosar na medida certa! 😉


Com qual deles você se identificou?


Sobre a colunista

Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017. 


Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News