No dia 25 de novembro, o projeto cultural itinerante Artistas de Impacto chega a Manaus, quando apresentará no Teatro ICBEU os artistas que fazem parte desta primeira edição do evento na cidade. A programação começa a partir das 17h30, quando o público poderá conferir a peça teatral "O Palhaço de La Mancha", da Companhia de Artes Cênicas, seguido da exibição do documentário "Mestres da Tradição na Terra do Guaraná", da BIO T Amazonia Filmes, fechando com o show musical do rapper Jander Manauara. A exposição online "As faces do rio", da artista Sharlene Melanie, fica disponível no site do projeto até 30/11. Tais artistas/projetos foram selecionados em convocatória realizada no último mês de julho, tendo como pré-requisito os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Último evento de uma série que passou por diversas cidades do Brasil (Florianópolis, Salvador, Curitiba, Cuiabá e São Paulo), o projeto cultural busca promover a conscientização sobre os ODS e inspirar ações por meio da expressão artística. “No projeto Artistas de Impacto conseguimos trazer a temática dos ODS através da luz da arte, da música, do teatro. Poder participar disso e trazer o público para celebrar a arte e reforçar sobre a importância da conscientização deste tema que é tão sensível, nos deixa muito felizes e realizados”, diz Douglas Nicolau, CEO da Incentiv. "Que a gente possa levar a mensagem sobre as metas que o mundo deve buscar enquanto uma humanidade mais lúcida e que de fato encontra no desenvolvimento sustentável um caminho para o crescimento e auto realização. Que a gente saia melhor do que chegou", completa.
"Estar em eventos que discutem questões socioambientais e culturais tem sido meu foco como uma artista, ativista, amazônida. Portanto, ser selecionada é uma honra e uma confirmação de que estou no caminho certo, com esperança de trazer mais visibilidade para a Amazônia, tanto de suas belezas naturais e culturais, como questões de degradações ambientais e mudanças climáticas representadas em minhas imagens."
Sharlene Melanie
O Projeto “Artistas de Impacto” é apresentado pelo Ministério da Cultura, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Sintonize, captação de recursos da Incentiv, apoio da Puraka Mídia, parceria da Impact Hub e patrocínio do Nubank.
Sobre os trabalhos / artistas selecionados
Música: Jander Manauara
Do Rip Rap ao Flutuante é um trabalho autoral musical do Rapper e Artivista Jander Manauara que canta realidades e vivências dos igarapés “caminhos de canoa” – em tupi-guarani – guardam as lutas, sonhos e resistência das pessoas que vivem ao longo de seu curso. São histórias invisíveis, que retratam bem a realidade da cidade das palafitas e flutuantes, que aos poucos foi virando as costas para o rio. O espetáculo conta com 14 músicas em 1 hora de apresentação com letras carregadas de regionalismo, críticas sociais e conscientização ambiental. O cenário contará com peças do documental que leva o mesmo nome produzido de forma sustentável pelo projeto REUSA Rip Arte exclusiva para esse trabalho.
Teatro: Companhia de Artes Cênicas apresenta o espetáculo "O Palhaço de La Mancha"
Das páginas de Miguel de Cervantes para o picadeiro, uma trupe de palhaços conta a história do Cavaleiro da Triste Figura, se aventurando entre gigantes e moinhos, apresentando a loucura de Dom Quixote em um espetáculo sem juízo e muito riso.
Audiovisual: BIO T Amazonia apresenta "Mestres da Tradição na Terra do Guaraná"
“Mestres da Tradição na Terra do Guaraná” é um documentário musical que faz um recorte da biodiversa grandeza cultural dos amazônidas de Maués no baixo Amazonas, conhecida como a Terra do Guaraná, região de povos originários e tradicionais. O povo da cultura do guaraná vivencia música e encenação de seus ritmos, oriundos das antigas culturas indígenas e afrodescendentes: Gambá, Boi de Terreiro e outros Folguedos como Tapiraiauára e Anselmo a Cobra Grande. Nas comunidades indígena e ribeirinhas São José do Paricá, Santa Maria, Pedreiro, e município de Maués.
*Projeto realizado com recurso da Lei Aldir Blanc emergencial de Audiovisual do ano de 2020.
Artes visuais: Sharlene Melanie apresenta a exposição online "As faces do rio"
"As faces do rio" é um convite para um olhar atento sobre a necessidade de conservação das águas doces do planeta, em especial do rio Negro, que compõem um dos maiores rios do mundo - o rio Amazonas. É uma forma de mostrar diferentes lados das paisagens amazônicas e algumas das realidades por trás de quem vive nas suas proximidades, seja a beira do rio ou a beira do abismo. São questões opostas sobre a mesma situação, que vai da preservação à devastação. Fotografias com estéticas diferentes, que circundam por pautas necessárias que englobam questões ambientais, incluindo a falta de saneamento básico em uma das maiores cidades da Amazônia, Manaus, que hoje performa o “progresso”, sinônimo da urbanização desenfreada. Lugar de onde vim e aos poucos vi de perto o ecocídio. Mesmo tendo muito orgulho de ter nascido aqui, eu tenho em mim uma raiva de infância e de tantas outras pessoas da região norte que se sentem invisibilizadas, com seus recursos naturais e culturais sendo explorados por pessoas que não sabem a realidade de um povo que vive uma desigualdade econômica e social assustadora a anos. Eu queria não precisar mostrar esse outro lado do rio, mas como fotógrafa é o meu dever. Conhecer a realidade de um povo é um dos melhores jeitos de preservar a vida e a natureza. Encarar a verdade é onde as mudanças começam! Neste ensaio não se inclui apenas a vida aquática, a fauna e a flora que habitam esses espaços, mas também o racismo ambiental e a luta pela erradicação da pobreza. Reflete a desigualdade de um país, visto pela diferença que as paisagens se transformam ao longo do rio, contrapondo uma cidade que deveria ser exemplo de sustentabilidade e resiliência. Em um momento que o mundo está de olho na Amazônia, proponho que esses olhares se amplifiquem e enxerguem as diferentes realidades de quem aqui resiste, sem esquecer da beleza e do porquê de lutarmos por tudo isso.
jair bolsonario policia federal brasil investigação peixe amazonas oportunidade compra ads feira manaus manaus alemanha economia exportação amazonas amazonas discriminação manaus procon am amazonas boi garantido parintins festival de parintins manaus OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas oab esporte Projeto Voo Campeão manaus amazonas cultura artesa amazonas expoartes manaus show amazonas manaus Festival Nema led denuncias procon-am manaus amazonas black friday
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....