Paciência é a capacidade de aceitar ou tolerar frustrações ou adversidades; pessoas mais pacientes são capazes de lidar com os entraves do dia a dia, com mais positividade e segurança; já quem é mais impaciente, tende a ser mais impulsivo e prefere uma "recompensa" menor no presente, do que uma recompensa maior no futuro.
Uma boa notícia para todos nós é que a paciência pode ser adquirida ou aprimorada, porque é uma prática psicológica e espiritual, pois várias situações podem nos levar à impaciência a um grau elevado: o trânsito parado, as filas que precisamos enfrentar, telefonemas indesejados, e por aí vai... se entedermos que paciência não significa passividade, a ponto de não fazer nada, ou ser resignado.
O amadurecimento exige paciência para que façamos escolhas acertadas e não com rebeldia e impulsividade; cultivar paciência é ter mais serenidade e menos preocupação. Ela também pode minada por questões fisiológicas como: TPM, fome ou sono, já que desequilibram o controle emocional, por ter necessitado suportar incômodos e dissabores, desafiando as raivas ou queixas... as palavras de ordem são: tolerância e perseverança!
Podemos chegar a um denominador comum; não somos todos pacientes e nem nascemos virtuosos assim, basta dizer que um bebê chora de impaciência para mamar, trocar fralda ou dormir; por isso, pode-se afirmar que a valiosa paciência nasce de alguns sofrimentos momentâneos e experiências vividas, porque não fomos igualmente pacientes, sempre; quando estamos descansados e sem grandes preocupações conseguimos ser mais pacientes, mas se estivermos cansados, doentes ou incomodados, haja paciência! Além desses estados, contamos também com o papel da personalidade: quem é mais benevolente e aberto a mudanças, tende a lidar melhor com situações frustrantes, embora o estado psicológico e a situação que a pessoa se encontra possam influenciar no processo.
A paciência pode mudar dependendo do que estamos fazendo, por exemplo: posso ter toda paciência para realizar o meu trabalho, mas a paciência diminui para os afazeres domésticos.
- Paciência para lidar com pessoas demonstra um menor índice de solidão;
- Paciência relacionada com problemas da vida, bem como a saúde, por exemplo tende a mostrar mais autoestima e esperança no futuro.
Pessoas impacientes demonstram mais sintomas depressivos, já que se frustram mais facilmente, por isso que até mesmo nas relações, para serem positivas e duradouras, precisa-se de boa dose de paciência!
Aprender a ser paciente regula as emoções, que indicam a diferença de como estamos e de como gostaríamos de estar, envolvendo: situação, atenção, interpretação e a resposta, como numa entrevista de emprego!
Existe também a intervenção fisiológica alterando algum aspecto do seu corpo, através de medicamentos para amenizar as reações emocionais, devendo ter paciência até que a medicação faça o efeito desejado; pode ser também através de técnica de respiração para alterar os batimentos cardíacos e aliviar a ansiedade; além da busca de apoio social, orações, exercícios e psicoterapia!
Praticar a gratidão e a paciência serve para expandir a capacidade de pensar, avaliar o comportamento, ser paciente no trânsito ou naquela fila de supermercado.
Para finalizar, utilizemos:
🙏🏼oração,
😊conheça-te,
🥴aceite que vai passar incômodos,
⏰Dê um tempo quando a irritação tomar conta,
💡Organize-se com metas sólidas praticando a disciplina.
Tenha paciência e leia o texto todo! 🤭
Até à próxima semana! 👋🏼
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas oab OAB-AM manaus manaus amazonas Projeto Voo Campeão esporte cultura amazonas manaus artesa expoartes show led amazonas Festival Nema manaus black friday procon-am amazonas denuncias manaus manaus teatro natal programação aplicativo teatro Sebastião atelie 23 musical cultura seminário manaus amazonas oportunidade sauim de coleira ufam cultura programação amazonas natal manaus manaus literatura amazonas clube de madrugada
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....