O Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), é pela sétima vez em 2023, a segunda federação brasileira mais rápida em análise de viabilidade e registro empresarial na abertura de novos negócios no país. As informações são do painel mensal do Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, publicado na quinta-feira (16/11).
Ao todo, entre a análise de viabilidade e registro, o empreendedor levou no mês de outubro, o tempo médio de 9 horas e 1 minuto para abrir um novo negócio no mercado local. As exceções para a segunda colocação ao longo de 2023, são os meses de junho, quando o Amazonas ficou pela primeira vez com a primeira colocação no país; agosto, quando ocupou a terceira colocação, e fevereiro, quando esteve em quarto.
O boletim avalia os municípios que estão integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), computando-se o tempo que os órgãos integrados analisam as solicitações de viabilidade do nome empresarial e endereço, e o processamento dos dados de registro nas Juntas Comerciais e órgãos de inscrição tributária.
De acordo com a presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins, é de extrema importância que o Amazonas venha se mantendo estável entre os primeiros colocados nos processos de análise.
“É uma grande conquista, além de um fato histórico para o Amazonas manter-se estável entre os cincos estados mais rápidos do Brasil e ser, desde então, o mais rápido da Região Norte. Essa conquista para o Amazonas é o resultado de todo um trabalho em equipe da Jucea, e dos órgãos integrados à RedeSim, assim como também das prefeituras do interior do estado. Toda essa parceria tem gerado resultados positivos”, destacou a presidente da autarquia.
Análise
O boletim avalia os municípios que estão integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), e registra o tempo que os órgãos integrados analisam as solicitações de viabilidade do nome empresarial e endereço; e o processamento dos dados de registro nas Juntas Comerciais e órgãos de inscrição tributária. No caso do Amazonas, todos os 62 municípios estão integrados à Redesim.
Ainda conforme o Mapa, não é considerado o tempo que o cidadão leva para apresentar as documentações aos órgãos públicos entre as etapas do processo.
As solicitações de alvarás e licenças de empresas e as inscrições de Microempreendedor Individual (MEI) também não são computadas. Ressalte-se que são dispensadas de alvarás e licenças as empresas que exercem atividades consideradas como baixo risco.
peixe consumo de peixe manaus semana santa amazonas venda de peixe em manaus amazonas Wilson Lima reajuste manaus Segurança Pública do Estado amazonas cultura lgbt cinema manaus música manaus arte cultura Festival Zero 92 amazonas amazonas livraria valer cultura indigenas conversa manaus manaus plataforma senai recursos humanos banco de talentos amazonas radares de velocidade fios de cobre video amazonas policia detran manaus FAO Corredor Criativo da Amazônia manaus amazonas amazonas ipaam denuncia resgae manaus feijoada caprichoso garantido amazonas manaus