Manaus vai sediar pelo menos oito reuniões técnicas em preparação para o G20, que vai acontecer em 2024, no Rio de Janeiro. Em dezembro, o Brasil também assumirá a presidência rotativa do G20, hoje ocupada pela Índia.
O Grupo dos 20, conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global.
Apesar do anúncio, o Governo Federal não divulgou a data dos encontros. No entanto, as mesmas devem ocorrer nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano.
Neste ano, o encontro ocorreu na Índia. Em 2022, a cúpula foi em Bali, na Indonésia, e em 2021, foi em Roma, na Itália. No fim desse encontro, o Brasil foi anunciado sede de 2024 — mas não se sabia em que cidade.
O G20
Os membros do G20 são os seguintes países:
Na segunda metade dos anos 1990, houve uma série de crises econômicas – e, em 1999, o G20 foi criado. A ideia era reunir os líderes para discutir os desafios econômicos, políticos e de saúde.
Naquele momento, falava-se muito em globalização e na importância de uma certa proximidade para poder resolver problemas. O G20 é, na verdade, uma criação do G7, o grupo de países democráticos e industrializados.
O primeiro encontro dos líderes dos países aconteceu em 2008. Depois de dois dias de encontros, o grupo publica um comunicado (os países não têm obrigação de incluir as conclusões desse texto final em sua legislação). Além disso, os encontros bilaterais são uma parte importante dos eventos.
amazonas manaus CDA Food Show encontro evento empresários campanha manaus nota fiscal amazonas projeto Caravana do Empreendedor o Shopping Manaus ViaNorte manaus amazonas programação parintins festival de parintins amazonas garantido manaus amazonas show música manaus dj amazonas manaus Escambo Rede Parente projeto amom mendel amazonas manaus fred ramos politica uber amazonas pagamento manaus briga justiça ronaldinho gaucho jogo jogo das estrelas futebol arena da amazônia amazonas manaus procon-am Amazonas Energia SA apagão queda de energia amazonas manaus