A sua lista da drogaria está maior do que a sua lista do supermercado?
Exageros à parte, vamos pensar para entender sobre "psiconeuroimunologia," que é uma área da psicologia que evidencia a interação do sistema nervoso central com o sistema imunológico; eles conversam entre si e quando a sintonia não é harmoniosa começam a aparecer as enfermidades e desconfortos físicos, como dores de cabeça, por exemplo, porque são as respostas do corpo que correspondem às emoções ou ansiedade e estresse que interferem diretamente no organismo, liberando hormônios que influenciam nos neurotransmissores e podem comprometer nossa imunidade.
Há uma série de estudos que mostram que quando temos emoções e sentimentos como raiva, tristeza, angústia, sensações negativas, são emitidos sinais ao nosso cérebro que disparam a produção de substâncias no nosso sistema imunológico; por isso que quando o estresse está em alta ou já é crônico, pode aumentar os níveis de cortisol, que vai suprimir diretamente o funcionamento do sistema imunológico, facilitando o aparecimento das viroses, herpes, desconfortos gastrointestinais e outros problemas; por outro lado, se a pessoa tem boas emoções, na maior parte do tempo, estímulos cerebrais positivos ficam disponíveis fazendo que haja mais saúde e permite um organismo mais resistente.
O importante é entender que nossa mente está muito ligada ao funcionamento do sistema imunológico e que além do comportamento, as sensações e os transtornos da mente são afetados pelos sentimentos, e o único instrumento que temos para viver é o nosso corpo, e esse não pode ficar são, se a mente não estiver sã!
Não podemos mudar as situações desagradáveis, mas podemos entendê-las diferente; guardar muito rancor, raiva e ser sempre incorformado querendo brigar por tudo constantemente, permite que o cérebro diga ao sistema imunológico que a vida não é boa, e eles acabam falhando.
Reler os medos, as angústias, tristezas e falhas favorecem a saúde do corpo, mas se a pessoa prefere colecionar sentimentos e comportamentos negativos, vai continuar gastando dinheiro com drogaria, ao invés de gastar com viagens, restaurantes e momentos agradáveis; vamos expressar nossas emoções através do nosso corpo, cuidando da nossa cabeça e percebendo a lista de remédios diminuir, dia após dia!
Saúde a todos e até o próximo encontro!
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
Jean Cleuter Simões Mendonça oab amazonas manaus OAB-AM esporte manaus Projeto Voo Campeão amazonas amazonas cultura expoartes manaus artesa Festival Nema amazonas led show manaus amazonas procon-am denuncias black friday manaus manaus aplicativo teatro natal programação atelie 23 musical teatro cultura Sebastião oportunidade ufam amazonas sauim de coleira seminário manaus manaus natal amazonas programação cultura amazonas literatura clube de madrugada manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....