Escola oferece oficinas de Inteligência Artificial para crianças e adolescentes em troca de alimentos para ajudar ribeirinhos atingidos pela seca



A Escola de Educação Tecnológica Manáos Tech for Kids abre inscrições para as oficinas de Inteligência Artificial (I.A.) voltadas para crianças a partir de 7 anos e adolescentes de até 17 anos. Para se inscrever basta entrar em contato por meio dos telefones 98215-3265 e 99103-8067 e fazer o cadastro. 


No dia da oficina, o responsável da criança ou do adolescente deverá levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas para comunidades ribeirinhas da região rural de Manaus que ainda são prejudicadas pela seca histórica do rio Negro.


As oficinas são gratuitas e já fazem parte do calendário da escola Manáos Tech que, esse ano, inovou e lançou três novos cursos em sua grade curricular seguindo a tendência dos grandes centros mundiais e com o foco nas profissões do futuro. Os novos cursos são: Padawan I.A. (7-11 anos), I.A. Expert (14 anos ou mais) e Cientista de Dados Expert (14 anos ou mais).


A Manaós Tech propõe uma metodologia singular onde meninos e meninas aprendem, de forma divertida, sobre tecnologia, robótica, empreendedorismo, eletrônica, entre outras áreas. Para 2024, a escola lança os novos cursos que têm o objetivo de fazer com que os alunos possam aprender sobre o mundo da I.A. e suas aplicações, tendo como o foco conteúdos dinâmicos, de maneira responsável e ética. 


“Os novos cursos vêm para atender às demandas de mercado no Brasil e no mundo. Segundo o último relatório do Fórum Econômico Mundial, as profissões que mais crescem e demandam profissionais qualificados são justamente na área de Inteligência Artificial e de Ciência de Dados”, aponta o CEO da Manaós Tech, Glauco Aguiar.


Inteligência Artificial for kids 


O curso de "I.A. Expert" da Manaós Tech para o público adolescente é uma imersão profunda no mundo da I.A. e é destinado para alunos a partir de 14 anos. Nele, os alunos irão conhecer sobre aprendizado de máquina, redes neurais, processamento de linguagem natural e ainda poderão desenvolver habilidades práticas em programação e algoritmos, além de explorar aplicações práticas de I.A. em automação, visão computacional e chatbots.


Já o curso de "Cientista de Dados Expert" vem como inovação educacional projetada para jovens entusiastas da Ciência de Dados. O curso é voltado para alunos a partir de 14 anos. Os participantes aprenderão sobre os fundamentos da programação, incluindo o uso da linguagem Python e serão introduzidos à estatística básica, essencial para análise e interpretação de dados. O curso enfatiza o desenvolvimento de projetos práticos, proporcionando aos estudantes uma base sólida para futuras carreiras na ciência de dados.


Para os pequenos, a Manaós Tech oferece o curso "Padawan I.A." que é uma jornada interativa e criativa no mundo da I.A. para crianças de 7 a 11 anos. O programa pedagógico do curso enfatiza a criatividade combinando atividades práticas a projetos envolventes, além de abordar a ética e responsabilidade no uso da I.A. 


Mais informação sobre os cursos basta acessar o site da escola: www.manaostech.com ou pelas redes sociais: @manaostech 


Direcionamento profissional

 

A professora Jeanne Sousa, mãe de Daniel Sousa, hoje com 18 anos e ex-aluno da escola Manaós Tech, revela sobre a preparação educacional que o filho recebeu quando começou a estudar na escola de educação tecnológica aos 10 anos, na turma Padawan. Ela conta que Daniel sempre participou de todos os projetos e competições como OBR e FLL. Recentemente, o ex-aluno da Manaós Tech foi recém-aprovado em 4o lugar para o curso superior de Sistema da Informação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), 


“Meu filho aprendeu na Manaós Tech sobre valores, sobre liderança, espírito de equipe e competição. Na formatura no nível Jedi, ele apresentou para uma banca de avaliadores, um projeto de empreendedorismo onde desenvolveu um sistema para ser utilizado na divulgação e orientação sobre turismo. Tudo isso aconteceu antes dos 14 anos”, conta a mãe do ex-aluno.


Para Jeanne, a passagem de Daniel pela escola foi peça fundamental para a escolha da carreira a seguir.  


“Lembro que meu filho aprendeu a amar a programação brincando e, hoje, ele tem um futuro garantido e a Manaós Tech teve participação ativa na formação do Daniel porque proporcionou a ele todo o direcionamento profissional internalizado nos ensinamentos que ele recebeu. Aonde íamos, apresentávamos o certificado de Robótica da Manaós Tech e aí as portas iam se abrindo para um futuro certo e promissor. Até que, na última semana, tivemos a grande alegria do Daniel ter sido aprovado no vestibular da UEA. Uma bênção para todos nós!”, conta Jeanne emocionada. 

Fonte: com informações da assessoria de imprensa