Referência em tratamentos terapêuticos, o Núcleo de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai ampliar, entre 30 a 50, o número de vagas para 2024. Atualmente, 126 praticantes são atendidos pelas equipes multidisciplinares no Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Conforme o coordenador do núcleo, capitão Luiz Strieder, para o ano de 2024, mais uma equipe multidisciplinar será implementada nos trabalhos, no turno vespertino. Com o reforço, serão geradas 30 a 50 novas vagas. “O objetivo é diminuir a fila de espera. Hoje, ela gira em torno de 227 pretensos praticantes à prática. Então, vai ajudar a diminuir o número de pacientes na fila”, destacou o capitão.
Com 30 anos de existência, a equoterapia da PMAM já atendeu mais de 10 mil praticantes, e atua com equipes multidisciplinares compostas por equitadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, auxiliares dos especialistas e estagiários.
As atividades são divididas em quatro fases: na primeira são trabalhados os praticantes que precisam de apoio e atenção para ficar sob o cavalo; a segunda fase é direcionada aos praticantes que conseguem desenvolver atividades de forma independente, contudo, com orientação do mediador; a terceira e quarta fase trabalham praticantes que possuem habilidades equestres.
Ainda de acordo com o capitão Luiz Strieder, para fazer parte da prática de equoterapia da PMAM, primordialmente, o solicitante deve passar por uma consulta médica. “Após isso, ele deve trazer o laudo ou a orientação indicando a prática de equoterapia. Com o laudo, ele procura o regimento para ser atendido pela equipe que vai colocá-lo na lista de espera”, explicou o coordenador.
Atendimento especializado
De acordo com a psicóloga do núcleo, Eulália Campos, durante a prática de equoterapia, a equipe traça as informações com relação às patologias de cada praticante, para que os atendimentos sejam direcionados aos especialistas que compõem o núcleo.
“Trabalhamos durante as atividades não só as questões motoras, mas cognitivas; a percepção dele em relação ao meio; à interação com a equipe; à confiança com relação ao animal. Para que a gente consiga entender a dinâmica do praticante e as necessidades dele, tanto cognitiva, motora e sensorial”, explicou a psicóloga.
Benefícios da equoterapia, conforme especialistas:
· Desenvolvimento do afeto, em razão do contato com o cavalo;
· Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
· Melhora da postura e do equilíbrio;
· Aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar;
· Melhora do tônus muscular;
· Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.
· Facilita a interação social
torcida azul e branco lançamento caprichoso album touro negro parintins amazonas Peru lima Ana Paula atletata manaus amazonas comida gastronomia manaus cultura comida de boteco flamengo boca juniors brasil vitória Champions League das Américas basquete conquista New Breed Jiu-Jitsu Federation Doriandson Talmaturgo Amazonense medalha de ouro semana santa manaus amazonas consumo de peixe peixe venda de peixe em manaus Wilson Lima reajuste Segurança Pública do Estado manaus amazonas cultura manaus lgbt amazonas cinema Festival Zero 92 arte música manaus amazonas cultura livraria valer amazonas cultura indigenas manaus conversa