A Unidade Fiscal do Município (UFM), base para cálculo de impostos e multas em Manaus teve aumento, e com essa variação, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, sofreu reajuste de 3,74%, para o ano de 2024. Além do IPTU, o reajuste também afeta os valores do alvará e outros impostos.
A UFM, que é o índice base para cálculo dos tributos municipais, multas, penalidades tributárias e administrativas, foi fixado em R$ 139,82 para 20024. O novo valor passou a valer desde o dia 1º de janeiro de 2024.
O reajuste foi regulamentado pelo decreto nº 5.743, publicado na edição do diário oficial do município (DOM), do dia 29 de novembro. O cálculo da nova UFM considerou a variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), correspondente aos meses de dezembro de 2022 a outubro de 2023, que foi de 3,7476%.
A partir de janeiro, todos os créditos tributários da prefeitura serão corrigidos de acordo com o novo valor da UFM, inclusive as dívidas.
venda de peixe em manaus manaus amazonas semana santa consumo de peixe peixe Wilson Lima reajuste amazonas manaus Segurança Pública do Estado cinema manaus amazonas lgbt cultura Festival Zero 92 música amazonas arte manaus cultura cultura livraria valer manaus indigenas conversa amazonas banco de talentos amazonas senai manaus recursos humanos plataforma detran fios de cobre amazonas video manaus policia radares de velocidade FAO amazonas manaus Corredor Criativo da Amazônia denuncia manaus resgae ipaam amazonas amazonas manaus garantido feijoada caprichoso