A área cenográfica do parque Amazonino Mendes, em obras pela Prefeitura de Manaus, com seus 25 mil metros quadrados, vai ganhando cada vez mais formas de animais e da flora amazônicos, com as esculturas de grandes dimensões sendo moldadas por verdadeiros artistas da construção. Os trabalhos se concentram em fundações em ferro e aço, moldes, aplicação de argamassa sobre as telas, concreto armado, concretagem e calçamento.
O cenário 4, por exemplo, que tem jacarés, iguana e cobra, tem entre 20% e 80% dos serviços já executados. No cenário de macacos e ponte, os trabalhos estão em 50%, assim como na área molhada, com árvores, tronco, piscina, peixes e outros elementos.
Na segunda etapa do parque Amazonino Mendes, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte, está sendo construída a área temática com esculturas de jacaré e filhotes, onças, macacos, flores e troncos, todos em estruturas de ferro moldado.
Prevista para ser inaugurada neste ano, como presente para os manauaras, a etapa cênica e de área molhada tem prazo de entrega de 12 meses.
“Este é um projeto para as crianças brincarem, interagirem. A iniciativa faz parte da nossa concepção de dar qualidade de vida e lazer para as crianças, para que possam brincar, correr, suar, sair mais do celular, do computador, num espaço de qualidade e com referência à Amazônia”, disse o prefeito David Almeida, durante visita às obras, acompanhado de secretários e do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.
A área total do parque Amazonino Mendes envolve 134 mil metros quadrados, com projeto arquitetônico do Implurb, ampliando a urbanidade, lazer, esporte e entretenimento na capital.
Etapa cênica
“Podemos ver os grandes animais da nossa fauna, como jacarés, onças, iguana, macacos, com as armaduras, revestimento e as montagens em evolução. São técnicas usadas por artistas de Parintins e a expectativa é de podermos entregar esta obra entre abril e maio de 2024”, afirmou Valente.
Entre ferros moldados e esculpidos, operários seguem executando os cenários com vários níveis de conclusão e acabamento. A construção terá cenários interativos temáticos, com rampas de escalada, escorregadores, área molhada, entre outros. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para as crianças e interativos para os adultos.
Parque
O parque é resultado de um convênio firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Estado, com dois quilômetros de extensão. A primeira etapa do espaço foi entregue no aniversário de Manaus, em outubro de 2023. As bacias de retenção de água pluvial ajudam a dar o traçado natural do espaço público, com curvas e aclives, ganhando áreas de vivência, bosqueadas, faixa saudável com pista de caminhada, faixa verde para a arborização e ciclovia, quiosques, um inédito playpet e mobiliários.
A terceira fase tem um conjunto habitacional dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.
jair bolsonario policia federal investigação brasil compra feira oportunidade manaus peixe ads amazonas alemanha manaus amazonas economia exportação amazonas manaus discriminação procon am parintins boi garantido festival de parintins amazonas manipulação indigenas isolados investigação imagem comissão pastoral da terra OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça manaus oab amazonas Projeto Voo Campeão esporte amazonas manaus expoartes artesa manaus amazonas cultura manaus show Festival Nema amazonas led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....