O documentário “FÉ NA CULTURA - Bastidores do Carnaval da Aparecida”, está a todo o vapor. Dirigido por Leandro Xavier, o material audiovisual é uma obra contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo e está previsto para ser lançado após o carnaval, em Manaus e em várias plataformas digitais.
A obra audiovisual narra o trabalho desenvolvido por artistas, colaboradores e equipe técnica, na construção do carnaval de umas das escolas de samba mais tradicionais da capital, G.R.E.S Mocidade Independente de Aparecida, fundada em 1980.
Leandro conta que a inspiração para o documentário surgiu em 2020, ano em que passou a ter mais contato com a rotina carnavalesca.
“Se tornou uma coisa cotidiana, pois a partir de 2020, eu passei a morar em frente à escola e a ouvir os ensaios da bateria. Tudo isso foi me ajudando a criar um cenário na minha cabeça, de que era preciso contar essa rotina”, conta.
A convite de Xavier, o cineasta Cleber Maia, compõe a equipe, na produção valiosa sobre as atividades que dão vida ao carnaval.
“Receber o convite diretamente do Leandro para participar do documentário sobre a Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida foi para mim uma surpresa e também uma honra. Faz alguns anos participei de um projeto audiovisual com ele, aprovado pelo ministério da Cultura. Este reencontro para fazer uma imersão na tradição religiosa e popular aqui do bairro é sem dúvida um privilégio.”
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida é uma escola de samba da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Foi fundada em 15 de março de 1980 e é a maior vencedora do carnaval da sua cidade, com 24 títulos.
Sobre o documentário
As gravações já iniciaram no período de pré-carnaval, com os preparativos, desde junho de 2023. O desfile da escola na avenida do samba, a emoção, a energia, a beleza e a criatividade da agremiação também serão registradas e documentadas na obra, assim como o pós-carnaval, as comemorações, as premiações, as avaliações e os planos para o próximo ano.
O documentário é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal, tendo como patrocinadores o Conselho Estadual de Cultura - Conec e o Governo do Estado do Amazonas.
A obra audiovisual terá duração de 80 minutos, e será distribuída de forma gratuita em escolas públicas, universidades e por toda Manaus. Além disso, ficará disponível em plataformas digitais de acesso livre, mostrando a construção do carnaval da escola de samba Mocidade Independente de Aparecida e sua relação com a fé e a comunidade para o público em geral.
Para acompanhar o trabalho de gravação do documentário, você pode acessar as redes sociais da Escola de samba Aparecida (@gresaparecidaoficial) ou participar dos eventos da Escola, que fica localizada na Av. Ramos Ferreira, 82, Nossa Senhora Aparecida.
touro negro parintins torcida azul e branco album lançamento caprichoso Peru atletata Ana Paula manaus lima amazonas manaus comida amazonas comida de boteco cultura gastronomia basquete Champions League das Américas brasil flamengo boca juniors vitória New Breed Jiu-Jitsu Federation Amazonense medalha de ouro conquista Doriandson Talmaturgo venda de peixe em manaus amazonas peixe consumo de peixe manaus semana santa Wilson Lima reajuste amazonas manaus Segurança Pública do Estado amazonas lgbt cultura cinema manaus amazonas manaus música Festival Zero 92 arte cultura conversa manaus amazonas indigenas cultura livraria valer