Em janeiro, considerado o mês do recomeço, muitas pessoas dão início à prática de exercícios visando emagrecimento, mais qualidade de vida e bem-estar. Mas o primeiro passo para começar - ou recomeçar - uma atividade esportiva, é fazer um check up médico para saber como está a saúde, se tem alguma restrição ou comorbidade.
De acordo com o cardiologista Tales Esper, da One Clinic, todas as pessoas devem procurar um médico para iniciar uma atividade com segurança.
“Independente da idade, todas as pessoas devem ter liberação médica para a prática de atividade física, seja em nível amador ou profissional. O que determina essa liberação é uma análise médica que compreende a consulta, na qual vamos verificar os fatores de risco da pessoa, o histórico familiar, além de saber se ela tem alguma queixa limitante ou que a coloque em risco de fazer a atividade; assim como o exame físico que vai determinar se a pessoa deve fazer exames diferenciados ou não”, explica.
O especialista destaca ainda que existem diversos recursos que determinam essa liberação.
“Realizamos vários exames para poder liberar o paciente com segurança. É importante fazer uma avaliação criteriosa, rigorosa. Em relação aos exames complementares, temos uma ferramenta muito poderosa, o teste cardiopulmonar, que é o exame de esteira com máscara. É um exame que além de me dar tranquilidade de liberar uma pessoa para fazer exercício, vai ajudar o professor de educação física a prescrever o treino, a estabelecer o nível que a pessoa está de atividade, quais os tipos de treino ela pode fazer e, principalmente, com qual intensidade”, afirma.
Após a liberação médica, o segundo passo antes de iniciar a prática de exercícios, segundo o educador físico Franco Lira, da Cia Athletica Manaus, é realizar uma avaliação de composição corporal para planejar melhor o treinamento.
“Sabendo as condições de saúde do aluno, vamos realizar uma avaliação corporal que vai nos ajudar a definir as melhores atividades e estratégias para que ele alcance bons resultados, seja no emagrecimento, hipertrofia ou performance”, comenta.
Para auxiliar na avaliação física, a Companhia Athletica Manaus conta com a Inbody 270, balança de bioimpedância de precisão, que mostra os resultados da composição corporal em 15 segundos.
“Na avaliação temos acesso a medidas como peso corporal, energia (caloria basal ideal), IMC, percentual de gordura corporal, nível de gordura visceral, índice de massa gorda, massa muscular segmentar, esquelética e índice de massa muscular”, pontua. “Essas informações nos ajudam a ter um melhor entendimento da distribuição de gordura e massa muscular para podermos direcionar o treino do aluno e suprir a necessidade detectada na avaliação”.
A medição da Inbody 270 é super confiável e precisa, pois a balança tem oito eletrodos e é tetrapolar (com pólos para os dois pés e as duas mãos), aferindo assim com mais segurança e diminuindo os erros associados ao posicionamento, bem como realizando uma varredura que percorre todo o corpo e não apenas na zona onde estão os eletrodos.
Os alunos da Cia Athletica Manaus podem realizar a avaliação gratuitamente, mediante agendamento, e com direito a reavaliação a cada três meses.
Com todas essas informações, os próximos passos para começar a se exercitar são a escolha de atividades com as quais o aluno se identifique, os ajustes alimentares, além da combinação dos treinos de musculação e cardiorrespiratório para que o aluno alcance os objetivos de forma assertiva e segura.
manaus amazonas Escambo Rede Parente projeto amazonas amom mendel fred ramos manaus politica uber pagamento amazonas briga manaus justiça arena da amazônia manaus futebol jogo das estrelas jogo amazonas ronaldinho gaucho queda de energia manaus procon-am amazonas Amazonas Energia SA apagão amazonas manaus wcd manaus Dia Mundial da Criatividade espetáculo diário das marias amazonas manaus empoderaELA mulheres manaus projeto amazonas amazonas aeroporto de manaus manaus viagem apagão energia elétrica manaus sem energia amazonas